O Rio Grande do Sul vai enfrentar tempestade neste fim de semana. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Estado vai lidar com condição climática adversa no sábado 15 e no domingo 16.
São, conforme o Inmet, dois avisos climáticos para o território gaúcho. Um surge em amarelo, o que representa “perigo potencial”. O outro, contudo, está em laranja, de “perigo”.
O alerta amarelo de tempestade vale para a parte sul gaúcha. O Inmet avisa que até o fim da noite deste sábado, o acumulado de chuva pode chegar a 50 mm. Além disso, a precipitação terá a companhia de ventos intensos, que correm o risco de alcançar 60 km/h, e queda de granizo.
O alerta laranja abrange o centro-norte do Rio Grande do Sul. Além disso, ele terá um tempo de duração maior. Conforme o Inmet, valerá até as 9h de domingo. O aviso também valerá para pequenas porções no extremo oeste e no extremo sul de Santa Catarina.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo”, informa o instituto meteorológico, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Alertas além de tempestade no RS
Os alertas de tempestade no Rio Grande do Sul não são, entretanto, os únicos do Inmet para este fim de semana. De acordo com o instituto, há outros seis avisos:
- 1 — Baixa umidade
Em boa parte do Centro-Oeste, do Estado de São Paulo e do sul e do Triângulo mineiro.
- 2 — Vendaval
Praticamente em toda a área de caatinga do Nordeste.
- 3 — Acumulado de chuva (amarelo)
Na faixa conhecida como agreste, parte do Nordeste que marca a transição entre os biomas mata atlântica e caatinga.
- 4 — Acumulado de chuva (laranja)
No litoral que vai do sul da Paraíba a Macau, no Rio Grande do Norte.
- 5 — Chuvas intensas
Na metade leste do Amapá.
- 6 — Chuvas intensas
Na metade oeste de Roraima e no noroeste do Amapá (área da Cabeça do Cachorro).
Leia também: “Mais do mundo da fantasia climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste