Fiocruz vai produzir remédio contra a covid-19

Instituição negocia acordo com a MSD, farmacêutica que está desenvolvendo o molnupiravir
-Publicidade-
Sede na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro
Sede na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro | Foto: André Az/CCS/Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) avalia negociar um acordo com a Merck Sharp & Dohme (MSD), farmacêutica norte-americana, para produzir o molnupiravir — medicação contra a covid-19. As duas organizações estudam os termos do acordo, que deve envolver a produção futura de antivirais contra a dengue e a chikungunya.

Em nota, a fundação disse que “está em conversas avançadas” com a empresa “para definir a melhor forma de acesso à população brasileira e um modelo de cooperação técnica”.

Molnupiravir

-Publicidade-

O molnupiravir atua impedindo a replicação viral e tem potencial de ação em diversos vírus RNA, incluindo o coronavírus Sars-CoV-2. Seu desenvolvimento está sendo feito por meio de uma parceria da MSD com a Ridgeback Biotherapeutics. No Brasil, a Fiocruz participa da pesquisa.

De acordo com resultados interinos de estudo fase 3 divulgados pela MSD, o medicamento demonstrou redução de aproximadamente 50% do risco de internação ou morte em pacientes adultos não hospitalizados. Os participantes receberam o tratamento nos cinco primeiros dias de sintomas. Em 11 de outubro, a empresa solicitou à “Anvisa dos EUA” a autorização para seu uso emergencial.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.