O intenso volume de chuvas em Santa Catarina atingiu centenas de famílias ao norte do Estado. De acordo com boletim da Prefeitura de Itapoá, desde a última quarta-feira, 24, pelo menos 400 pessoas ficaram desalojadas, 86 desabrigadas e diversas casas estão ilhadas no município.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A pequena cidade de 37 mil habitantes fica a cerca de 250 km da capital, Florianópolis. Somente entre quarta-feira e quinta-feira, a Defesa Civil registrou 63 milímetros de chuva, que provocaram estragos nas áreas urbana e rural.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, nas últimas 72 horas os militares precisaram atender a 24 ocorrências de resgate. A corporação conseguiu colocar em segurança cerca de 60 pessoas e 20 animais de estimação.
Leia também: “Nebulosidade vinda do Oceano Atlântico vai provocar chuva volumosa no Brasil“
A Defesa Civil orienta que, em caso de chuva intensa, a população tome algumas medidas de segurança:
- evitar áreas alagadas;
- não atravessar pontes submersas;
- redobrar a atenção com crianças próximas a rios e ribeirões; e, em caso de acidente, acionar o telefone 199 (Defesa Civil) ou o 193 (Corpo de Bombeiros).
Situação de emergência
A Prefeitura de Itapoá decretou situação de emergência devido às fortes chuvas. Segundo o prefeito Jeferson Garcia, o governo municipal aguarda a liberação de recursos para atender às demandas da população.
O município informou que as tempestades causaram danos em pontes, pontilhões, estradas e sistema de drenagem pluvial. O tempo provocou ainda inundações em várias ruas da zona urbana e rural, além de danos residenciais e industriais.
+ Três Estados entram em alerta máximo para chuva
O decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial do Estado na última terça-feira, 23, e tem vigência de 180 dias. O documento declarou “situação anormal” decorrente de “desastre meteorológico”.
Garcia ressaltou que “as equipes da prefeitura estão em plantão 24 horas, atuando de forma coordenada para minimizar os danos”.