O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, divulgou a previsão do tempo para o inverno 2024. A estação, no Hemisfério Sul, começa em 20 de junho de 2024, às 17h51, e termina em 22 de setembro, às 9h44.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Historicamente, o inverno é o período menos chuvoso nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste do Brasil. A maior quantidade de chuvas se concentra no noroeste da Região Norte, leste da Região Nordeste e parte da Região Sul. A diminuição das precipitações ocorre por causa da persistência de massas de ar seco, que reduz a umidade relativa do ar.
Inverno deve ter temperaturas médias abaixo de 22ºC
A seca durante o inverno favorece o aumento de queimadas e incêndios florestais, além de agravar doenças respiratórias. A estação também é marcada por incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente. O fenômeno causa queda nas temperaturas, especialmente no leste das Regiões Sul e Sudeste, com médias abaixo de 22ºC.
A queda de temperatura pode resultar em geadas nas Regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul. Neve pode cair nas áreas serranas e planaltos da Região Sul, e friagem em Mato Grosso, Rondônia, no Acre e sul do Amazonas.
Leia também:
As inversões térmicas matinais são comuns, que causam nevoeiros e névoa úmida no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de reduzir a visibilidade em estradas e aeroportos.