Jornalista Oswaldo Eustáquio relata tortura na prisão

Ele ficou paraplégico depois de lesionar a coluna enquanto esteve preso
-Publicidade-
O jornalista Oswaldo Eustáquio
O jornalista Oswaldo Eustáquio | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Oswaldo Eustáquio, jornalista, afirmou que foi torturado enquanto esteve preso no Complexo da Papuda, em Brasília. A fala ocorreu em um evento virtual do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. O trecho com o relato foi compartilhado por sua esposa, Sandra Terena, por meio do Twitter nesta segunda-feira, 24.

Leia também: “O escândalo sigiloso da prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio”

De acordo com o jornalista, três agentes participaram da sessão de tortura. Dois deles torceram suas mãos e o terceiro o enforcou com uma tonfa. “É uma dor que eu não consigo expressar para o senhor, porque vai misturando a dor de todos os lados”, relata. “É uma coisa descomunal.” Em dado momento da gravação, ele afirma que “estava sem camiseta” e “todo machucado”.

-Publicidade-

Eustáquio é investigado no inquérito do Supremo Tribunal Federal que apura supostos atos antidemocráticos contra a Corte. Ele esteve preso pela primeira vez, em 2020, entre 26 de junho e 6 de julho. A Polícia Federal viu risco de fuga em razão de sua localização estar próxima à fronteira com o Paraguai.

Por não ter cumprido os termos de sua soltura que o impediam de se aproximar da Praça dos Três Poderes, em Brasília, o jornalista foi posto novamente na prisão em 18 de dezembro de 2020. Dias depois, ele caiu em sua cela e bateu a coluna — queda que o deixou paraplégico. Em 27 de janeiro de 2021, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou Eustáquio a cumprir prisão domiciliar.

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro