Juíza rejeita pedido do MPF e mantém suspensa investigação sobre sítio de Atibaia

O caso será analisado agora pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1)
-Publicidade-
Investigação sobre o sítio de Atibaia (SP) atribuído ao ex-presidente Lula permanece suspensa
Investigação sobre o sítio de Atibaia (SP) atribuído ao ex-presidente Lula permanece suspensa | Foto: Reprodução/Redes sociais

A juíza substituta da 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Pollyanna Kelly Alves, rejeitou nesta quinta-feira, 30, um pedido apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) para que a decisão tomada pela magistrada de negar a reabertura da ação penal sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo relacionado ao sítio de Atibaia (SP) fosse reconsiderada.

Com o posicionamento da juíza, a investigação, na prática, continua suspensa. O caso será analisado agora pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que decidirá se confirma a decisão de Pollyanna Kelly ou se retoma o inquérito. Não há prazo para essa análise.

-Publicidade-

Leia mais: “Juíza rejeita denúncia contra Lula e enterra investigação sobre sítio de Atibaia”

Em agosto, como noticiou Oeste, a juíza alegou que o MPF não apresentou provas que justificassem a reabertura do caso, depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar o ex-juiz Sergio Moro suspeito para julgar o ex-presidente — e, na prática, anular o processo.

J. R. Guzzo: “Roube à vontade”

Além da rejeição da denúncia, a magistrada extinguiu a punibilidade de Lula e dos demais envolvidos no caso que tenham mais de 70 anos de idade. Segundo ela, os crimes estão prescritos para os acusados dessa faixa etária. Entre os beneficiados, além de Lula, estão o ex-dono da Odebrecht, Emílio Odebrecht; o ex-executivo da empreiteira Alexandrino Alencar; e o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro. Todos eles haviam sido condenados em segunda instância pela Justiça, mas as condenações foram anuladas, assim como as de Lula.

Com informações da TV Globo

Leia também: “Lula: ‘O PT não presta em algumas coisas’”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. Com juízas assim não precisamos de mais nada. Só ela não quer saber o que houve no episódio de Atibaia, e o Lula fica livre de punições pois tem mais de 70 anos , não merecemos isso.
    Liberado geral, todos sem possibilidade de punição. Pais complicado de entender..

  2. Não sei quem é essa imbecil travestida de juíza. O que sei é que o judiciário pelas decisões que vem tomando, vai perdendo os últimos resquícios de credibilidade. As instituições de Estado, tomadas por ideologia estão criando um caldo de cultura propício a desordem e desobediência. O sentimento de impotência está se transformando em ódio, e isso é muito perigoso.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.