Justiça obriga Folha a publicar direito de resposta de Luciano Hang

Jornal veiculou notícia mentirosa, segundo tribunal
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

A Justiça de Santa Catarina determinou nesta quinta-feira, 16, que o jornal Folha de S.Paulo terá cinco dias para publicar o direito de resposta do empresário Luciano Hang. O veículo republicou uma reportagem do portal Uol segundo a qual a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria produzido um relatório sobre o dono das Lojas Havan. O conteúdo da papelada supostamente questionava a origem da fortuna de Hang. Contudo, a Abin desmentiu a informação e a existência das planilhas.

Em 9 de setembro deste ano, cumprindo a determinação da Justiça, o Uol foi obrigado a divulgar a retratação que esclarecia o conteúdo da matéria jornalística. Por reproduzir o conteúdo falso, a mesma decisão se aplicou à Folha, sob pena de multa de R$ 10 mil reais por dia, em caso de descumprimento. Aos tribunais, a defesa de Hang axenou consultas formais feitas à Abin e também o relatório apresentado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O GSI apontou diversas inconsistências no documento utilizado pelo Uol.

-Publicidade-

Leia também: “A cegueira da imprensa agora tem método”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 77 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários Ver comentários

  1. UOL, FOLHA de São Paulo et caterva… A quem interessa, a quem servem e o que essas mídias fazem? Perdem a credibilidade dos leitores. Perdem assinantes atentos. O lugar delas e de seus noticiadores, editores, redatores, comunicadores é o limbo do lixo.

  2. Fui assinante do estadão por muito tempo, da folha por algum tempo, do globo, do antagonista, da veja, desmonetizei todos, só fico com a Revista Oeste pois ela nos respeita.

  3. FOLHA e ESTADÃO, verdadeira IMPRENSA MARRON. Vamos lá revista oeste e gazeta do povo substituir essa decadente e falida imprensa, informando os fatos aos povo brasileiro.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.