Durante a madrugada do domingo 19, a chuva no litoral norte de São Paulo deixou pelo 40 mortos e quase 2 mil desabrigados ou desalojados. A maioria das mortes ocorreu em São Sebastião, conforme o mais recente boletim do governo do Estado. Deslizamentos e enchentes mudaram a paisagem da cidade.
Trechos de importantes rodovias seguem interditados por conta das fortes chuvas. Na SP-55 (Rodovia Rio–Santos), por exemplo, árvores impedem a passagem de carros.
No bairro Juquehy, o fim da Rua Pedro Esboriol, onde funciona uma escola, registrou deslizamento de terra.
Mariana Belém, filha da cantora Fafá, está hospedada em um hotel em São Sebastião. Ela registrou o antes e depois do local.
Atualização sobre o litoral norte de São Paulo
O governo de São Paulo confirmou na manhã de hoje 40 mortes em decorrência das fortes chuvas que afetaram o Estado, desde sábado 18, no litoral norte do Estado. Uma criança morreu em Ubatuba, e as outras 39 mortes foram em São Sebastião, município mais afetado pelo temporal.
Entre às 15 horas de sábado e às 9 horas de domingo, choveu 683 milímetros na cidade, mais do que o dobro da média histórica de fevereiro, de 303 milímetros. Com o excesso de água, a terra dos morros se liquefez e toda a lama desceu até as residências, destruindo as construções e matando as pessoas.
Leia também: “Jogando no tumulto”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 152 da Revista Oeste
Uma tragédia, muita tristeza sendo contabilizada. São Paulo, por sua grandeza, tem à frente um governador capaz e atento que já transferiu a sede do governo estadual para o local da piores ocorrências. Que a tristeza dessas mortes mereçam toda a nossa misericórdia.
E a ministra Tebet passando da perola do atlântico digo Guaruja
Vamos esperar que aconteça um evento semelhante na Europa para aprender como eles tratam o problema, depois basta copiar a solução. É assim que funciona a cabeça do brasileiro. Genial, né?
Ah, esqueci… O clima é diferente na Europa… Então deve ser por isso que as chuvas de verão no sudeste viraram um problema crônico, nunca encontraremos uma saída. Oh, quem poderá nos salvar dessa tragédia?
Vejo uma grande oportunidade para os professores de geografía fazerem greve, mas acho que é pedir demais porque a desgraça causada pelas chuvas intensas combinadas com o relevo e a ocupação ilegal de terras públicas, embora seja um prato cheio para quem lida com a geografía, não tem nada a ver com salários. Que pena…
O Tarcisio, de fato, teve postura exemplar nesse caso de São Sebastião. E, ao pisar no Palácio dos Bandeirantes, já tomou iniciativas para resolver a cracolândia. Devemos aguardar, mas os indícios são os de que será um dos melhores governadores da história de SP.
Não só nesta matéria mas em diversas tenho observado comentários nada agradáveis em relação a linha editorial da Revista Oeste. O fato é que somos livres para assinar e ler o que combina com nossos princípios. Acredito que existem uma enchurrada de esquerdistas assinantes desta revista com um único objetivo, agredir e colocar em cheque sua idoneidade. Aliás desconstruir, mentir e criticar são a especialidade deles…Só sabem fazer isso, construir soluções jamais!
Verdade, Osmar.
Quem é assinante da Oeste sabe que a revista trata das notícias semanais com profundidade. Ppr outro lado, quem não é assinante e lê um recorte de notícia como esse faz uma avaliação precipitada. Isso aqui é só um aperitivo.
Lá se foi todo o meu investimento ladeira abaixo…pois é, mas quem mandou não pesquisar antes de investir nessas áreas de risco, não é?
Quando eu fazia vistorias técnicas para financiamento de imóveis pela CEF, lá no século passado, uma das coisas primeiras que se observava eram as condições locais da situação do imóvel no quesito de segurança contra enchentes, deslizamentos, etc… justamente para garantir que o dinheirinho da Caixa não ir ladeira abaixo, mesmo porque se a seguradora constatasse alguma irregularidade, as garantias não seriam pagas. Mas hoje em dia, é tudo uma grande esculhambação com algumas poucas exceções, é verdade.
Materia fraca e desnecessaria. Talvez o articulista não saiba mas o que aconteceu neste fim de semana foi uma repetição de chuvas intensas ocorridas em março de 1967 que atingiu principalmente Caraguatatuba onde o número oficial de mortes foi de perto de 450 embora a população local afirme ter sido o triplo. Aldeias inteiras no pé da serra foram praticamente soterradas pela lama . A cidade de Caraguatatuba ficou incomunicável por quase 15 dias. Grande parte da rodovia dos tamoios na zona sa serra desapareceu A reconstrução total demorou uns 3 anos com tráfego precário durante muito tempo. Sugiro fazer uma pesquisa mais abrangente sobre esses dois episódios muito parecidos para informar o leitor.
Sua mensagem me agregou informação 300 vezes mais do que essa matéria patética da Oeste. Se eu for forçado a ler outra matéria dessas, considerarei a hipótese de ficar só com a Gazeta do Povo.
Procure as tuas informaçoes que nao sao pateticas no metropolis ou na pagina oficial do PT, seu pateta. Tenha mais respeito pelo trabalho alheio, com certeza a tua opiniao tem a mesmo valor que excremento de cachorro nas calçadas. Vejo muitos comentarios da milicia digital socialista comunista, procurem outro lugar para destilar odio, amargura e façam UELI. KKKKKKKK.
A sintese da liberdade de expressao da Revista Oeste:
Ser claro, para nós, significa o seguinte: só escrever de maneira a permitir a compreensão imediata do que está escrito.
Ser conservador, em nosso entendimento, é defender claramente que as coisas boas sejam conservadas.
Achamos que os problemas do capitalismo devem ser corrigidos com mais capitalismo, e não menos.
Estamos convencidos de que o Estado deve interferir o mínimo possível nas atividades lícitas do cidadão.
Somos contra a propensão dos governos de atribuir a si próprios poderes que nunca demos a eles pelo voto democrático.
O fato fundamental sobre as ideias de esquerda, para nós, é bem claro: elas não funcionam.
Uma das matérias mais mal feitas sobre o tema, escreveram preguiçosamente uns dois parágrafos vazios e repetitivos sobre um episódio muito relevante.
KKKK faz UELI foca socialista comunista. Voces nao convencem ninguem com esses ataques a Revista Oeste. Com voces temos a simples soluçao DAR A DESCARGA NA PRIVADA, E VOCES DESAPARECEM INSTANTANEAMENTE. E depois um aerosol para anular o cheiro da materia fecal.