Lula é a prova: cadeia faz milagre

O ex-presidente que achava "leitura pior que exercício em esteira" agora jura que devora um livro a cada 14 dias
-Publicidade-

O ex-presidente que achava “leitura pior que exercício em esteira” agora jura que devora um livro a cada 14 dias

Em 2006, pouco antes do começo da gravação do Roda Viva com o ex-presidente Lula, o jornalista Paulo Markun combinou com o entrevistado que, no fim da conversa, entregaria uma trilogia com a seleção das melhores entrevistas do programa. Quando Lula pegou os livros, Markun avisou que só o primeiro volume estava pronto. Os outros, embora já com a capa, tinham as páginas em branco. Lula devolveu o primeiro e, segurando os demais, comentou: “Isso é que é livro bom. A gente nem precisa ler”. Nenhum dos presentes se surpreendeu. Anos antes, Lula havia dito que “ler é pior que fazer exercício em esteira”.

-Publicidade-

A temporada de 580 dias na cadeia parece ter mudado completamente o antigo Lula. A versão atual jura ter lido 40 livros enquanto morou a contragosto em Curitiba. Um a cada duas semanas.

Ao que tudo indica, o gosto pela leitura permaneceu na vida em liberdade. Nesta semana, durante uma “live com amigos do MST”, Lula falou sobre os livros que devorou na quarentena. Até agora, somam dois e meio. O primeiro foi Escravidão, de Laurentino Gomes. “Um belíssimo livro para conhecer a história do Brasil e saber por que a classe média brasileira é tão reacionária”, resumiu o ex-presidente. O segundo foi Boa Ventura, de Lucas Figueiredo. No momento, está ampliando a bagagem literária com 1808, também de Laurentino Gomes.

“A verdade é que, se a gente não ler esses livros, a gente não compreende bem por que o Brasil é do jeito que é”, afirmou Lula, sob o olhar de admiração da noiva, Janja. “Eu estou lendo muito e aconselho as pessoas, se puderem, pegam [sic] um livro, leiam, tentem se informar corretamente.”

Está provado: cadeia faz milagre.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

12 comentários

  1. Continua o idiota de sempre. O que o livro tem de melhor é mostrar as várias faces da escravidão na civilização humana, tão velha quanto a própria. Desfaz muitos muitos a que o movimento negro se apega. Mas, claro que ele não vai falar isto.

  2. Pode até está lendo, tem que passar imagem para incautos, mas compreendendo é impossível. Nenhum neurônio consegue sobreviver a cachaça, além de sofrer atrofia quando não tem estimulo, o que ocorreu durante anos.

  3. O que ele deve estar lendo ou vendo são livros de sacanagem com a Janja e de como acabar com uma nação em 16 meses. NO máximo deve ter lido a cartilha ” Meu caminho suave”.

  4. Sinceramente, estou decepcionado com a Oeste. Esperava que a revista, ao contrário das demais, não desse importancia a esse monte de estrume. É o mesmo que chutar cachorro morto. Esse cara, juntamente com a sua cria que não sabe fazer um O com um copo, nada mais é que um Cadáver Insepulto.

  5. Ele pode ler, mas entender o que está escrito vai uma grande diferença. Os seus amigos do MST devem fazer um interessante debate com ele. O ladrão mor do Brasil é incapaz de compreender qualquer texto, a não ser aqueles que ensinam a roubar na política e biografia de mafiosos. Existe uma ampla bibliografia sobre os temas, ele devia procurar vai se sentir muito a vontade lendo. No mais, isso é puro markenting de um pilantra morto politicamente para querer mudar a imagem.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site