México volta a exigir visto de brasileiros para frear crise migratória nos EUA

A medida publicada pelo governo trata a exigência como temporária
-Publicidade-
Desde 2013, para entrar no México, os brasileiros precisam apenas do passaporte
Desde 2013, para entrar no México, os brasileiros precisam apenas do passaporte | Foto: Edgar Flores/ Pixabay

O México vai voltar a exigir vistos para os brasileiros que desejarem entrar no país como visitantes. A informação foi publicada na quinta-feira 14, pela Comissão Nacional de Melhora Regulatória, órgão do governo mexicano.

A exigência do visto é para tentar frear o avanço de brasileiros que vão ao México para cruzar a fronteira e entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Entre outubro de 2020 e setembro deste ano, mais de 47 mil brasileiros foram detidos na fronteira entre os dois países, mais que o dobro do registrado em 2019, quando 18 mil tentaram fazer a travessia.

O documento ressalta que foi identificado um “aumento substancial” de brasileiros que ingressam no país, “com a finalidade distinta da permitida” como visitante temporário. Desde 2013, para entrar no México a turismo ou negócios, brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte.

-Publicidade-

A exigência de visto começará a valer 15 dias depois da publicação que oficializa a nova norma, por enquanto, sem data definida. Também informa que o México avisou o governo brasileiro da decisão. O texto trata a medida como “temporária”.

De acordo com o projeto, a modalidade do documento será a de visto eletrônico para brasileiros que cheguem ao México em transporte aéreo. Para ingresso por terra ou mar, o visto precisará ser tramitado em um consulado mexicano.

Leia também: “Em carta, parlamentares pedem que Biden boicote a entrada do Brasil na Otan”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.