Mais de mil cabeças de gado morreram desde quarta-feira 14, em Mato Grosso do Sul, por causa do frio que afeta algumas regiões do Brasil. De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o prejuízo dos produtores rurais é de cerca de R$ 3 milhões.
Especialistas dizem que as mortes dos animais estão ligadas ao tipo de animal. O gado pantaneiro, por exemplo, é sensível ao frio e pode ser mais atingido do que as demais raças criadas na região.
Leia também: “Marrocos entra para a lista de países que importam gado vivo do Brasil”
Equipes da Iagro permanecem em buscas nas propriedades da Nhecolândia, no pantanal sul-matogrossense, para verificar se há mais mortes. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas oscilaram entre 11 e 9 graus.
Frio não vai dar trégua no Mato Grosso do Sul
As temperaturas continuarão baixas durante todo o fim de semana na região do pantanal matogrossense. Os termómetros devem registrar temperaturas próximas de 10 graus.
A melhora deve vir apenas na segunda-feira 19, com o término da frente fria. O fim do outono deve ser marcado por chuvas que atingem a região, mas sem a previsão de novas frentes frias de grande intensidade.
Leia mais: “PF desarticula contrabando de gado da Argentina”
Ok,pra quem não está preparado,o frio e comida e até mata.
Quando o frio vem devagar (como se espera nas mudanças de estação) o gado até consegue suportá-lo.
A pelagem engrossa e há acúmulo de gorsura para protegê-los.
Mas, quando a “virada” do tempo é repentina, o Gado pode morrer tanto de frio quanto de calor.
Não só o gado como a maioria dos animais.
O Humanidade inclusive já morreu muito assim.
Simples assim.
.0
Pois é Errol Bicalho, já que você está preocupado com a friagem que atacou o gado, você como especialista em pecuária da Revista Oeste, deveria recomendar uns agasalhos para esses animais, não é? kkkkkkkkkkk…Pois é, meu filho, falar é muito fácil, mais fácil ainda é no conforto de seu lar, diante de um computador. Ainda tem a opção de vender a preços módicos para os açougues da cidade mais próxima, afinal morreram de frio e não foi de doença, não é? Vai lá Errol, ajudar a carnear os animais, cara!
Aproveite e leve uma picanha fresquinha.
Preparem e estoquem alimentos que o mundo ira passar por uma grande fome. Basta analisar as coisas para ver que tudo caminha na direçao da falta mundial de alimentos. Aprendam a estocar alimentos nos sites de sobrevivencia: estocar sal, açucar, cafe, aveia, arroz, agua……………… Vivo em um pais que tinha muita agua potavel, hoje estao tomando agua salgada misturada com agua suja do rio, que esta no nivel mais baixo . Perdi toda as minhas plantaçoes para uma seca que surgiu do nada e foi agravando dia a dia, e agora temos a peste das galinhas que pouco a pouco esta eliminando as criaçoes de fundo de quintal. DEIXE DE ACHAR QUE TUDO É TEORIA DA CONSPIRAÇAO E APRENDA A VER VERDADE.
Passei minha infância no oeste de SC. Lá sempre fazia muito frio no inverno e uma vez caiu neve. Nunca ouvi ninguém dizer da morte de algum animal. Mas eu morria de dó dos animais naquele frio.
Muito triste ver isso.
Quando moleque,morei em fazenda e na minha região o frio atingia,às vezes,temperaturas negativas.Na geada negra de 1975,o frio chegou a -3 dentro de casa e -9 no campo aberto.Não me lembro de animais terem morrido.Essa história do MS está muito estranha.
Estranho é que o responsável pelos animais não tenha tomado providências para proteger os mesmos colocando em local fechado para minimizar o frio, já que o alerta foi dado pelo serviço meteorológico com muita antecedência. Incompetência ou ruindade ao não fazer isso e quem pagou o preço foram os animais.
Vamos ver Sr Bicalho, criado pela avo em um apartamento, soltando raia no ventilador e pescando no aquario. O Sr sabe o que sao 1000 bois???? Ninguem em uma fazenda tem galpoes para essa quantidade de animais. O Sr ja vio uma bosta de vaca no pasto? Certamente que nao. Ja viu uma vaca de perto? Ruindade ou incopetencia é a sua, com essas criticas cheias de asneiras. Quem ira ter ruindade com os animais sabendo que ira perder milhoes? FOCA COMUNISTA PROCURE ALGUMA COISA UTIL PARA FAZER COM A TUA VIDA E DEIXE DE DAR OPINIOES SOBRE ASSUNTOS QUE NAO ENTENDE. Por acaso o Sr sabe o que é começar a trabalhar as 4 da madrugada e só parar as 23 hs ou mais tarde? De segunda a segunda…………………………
Tremendo babaca é o que vc é. Ao colocar somente siglas p se identificar já mostra seu caráter. Com certeza é pago para vomitar asneiras na net e viver nas sombras. Por ter feito o comentário q fiz não significa que sou comunista seu otario.
Revista Oeste organiza esta seção para não virar bagunça. Se é apenas assinantes que podem comentar que seja obrigatório se identificar com nome completo, e opcional o município.
Concordo pois é o mínimo que se espera de uma revista séria. Entrar com siglas, codinomes etc…é típico de pessoas normalmente pagas para divulgar suas idiotices e mal caratismo.