De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a atual onda de calor deve se manter no decorrer desta semana em seis Estados brasileiros, dentre os quais São Paulo.
O órgão explica que um sistema de alta pressão que atua sobre o continente originou um bloqueio atmosférico que impede a passagem de frentes frias. O bloqueio também dificulta a formação de nuvens de chuvas mais fortes.
Assim, a expectativa é que o mês de abril termine com precipitação muito abaixo do esperado para o período.
Dados divulgados pelo CGE revelam que abril acumulou, até domingo 28, 24 milímetros (mm) de chuva, o que equivale a pouco mais de 37% dos 64 mm esperados. A cidade de São Paulo permanece em estado de atenção para as altas temperaturas desde sexta-feira 26 — decretado pela Defesa Civil Municipal.
Onda de calor em São Paulo
Ainda no domingo 28, o CGE registrou temperatura média de 31,2ºC na capital paulista. Já o índice médio de umidade do ar ficou na casa dos 45%. Para os próximos dias, a tendência de calor na cidade permanece.
Nesta segunda-feira, 29, a madrugada paulistana terá termômetros na casa dos 21ºC, céu com poucas nuvens e temperatura máxima em torno dos 32ºC nos momentos mais quentes do dia. Já os índices de umidade relativa do ar ficam próximos dos 30%. O dia termina com poucas nuvens — e sem previsão de chuva.
Ainda segundo o órgão, de terça 30 a sábado 4 as condições climáticas permanecem as mesmas em todos os períodos do dia. Mas há uma ligeira diferença: a máxima pode chegar aos 33ºC em todos os dias.
A chuva retorna à Grande São Paulo somente entre a tarde e a noite de sábado, e isso devido à influência de uma frente fria que deve passar pela Baixada Santista. A chuva vai diminuir ligeiramente a temperatura no domingo 5, porém ainda ficará quente, com os termômetros indicando 28ºC.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
Já na interior do Estado, principalmente na região do extremo oeste e noroeste paulistas, a temperatura pode chegar aos 35ºC em algumas cidades da região, como Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto. Na faixa leste, os termômetros devem indicar até 32ºC nas horas mais quentes do dia.
A prefeitura da capital começou no domingo 28 a distribuição de água potável na Praça da República, na região central. A prioridade são as pessoas em situação de rua, idosos e crianças.
Agentes da Defesa Civil Estadual, da prefeitura e da Sabesp distribuirão água em copos das 11h às 15h até a próxima terça-feira (30).