Passaporte brasileiro é aceito em 170 países

Na América Latina, apenas o Chile com um desempenho melhor
-Publicidade-
O passaporte brasileiro
O passaporte brasileiro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O passaporte brasileiro é aceito em 170 países sem a necessidade de visto prévio. O dado aparece em um levantamento realizado pela consultoria britânica Henley & Partners. Ainda assim, o país caiu quatro níveis no ranking feito pela empresa. O melhor desempenho brasileiro ocorreu em 2016, com a 16ª posição. Na América Latina, apenas o Chile com um desempenho melhor. Sua dispensa se aplica a 174 nações.

No topo da lista aparecem Cingapura e Japão, com entrada livre em 192 países. Na última posição, está o Afeganistão, que desde 15 de agosto está sob domínio dos radicais do Talibã, com permissão de ingresso liberada em apenas 26 nações.

A autorização prévia para cidadãos dos Estados Unidos é dispensada em 186 países. No caso da China, o número está restrito a 79 nações. No entanto, Hong Kong e Macau fazem parte do território chinês e têm dispensa de visto em, respectivamente, 171 e 144 nações. Taiwan, que se considera independente de Pequim, também aparece em uma situação melhor, com entrada liberada por 145 governos.

-Publicidade-
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.