Pelo terceiro dia seguido, cidade de São Paulo tem só uma morte por covid-19

Secretaria Municipal de Saúde já projeta que a capital paulista complete um dia sem registrar óbitos pela doença
-Publicidade-
Cidade de São Paulo teve apenas três mortes por covid-19 entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro
Cidade de São Paulo teve apenas três mortes por covid-19 entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro | Foto: Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo

A maior cidade do Brasil, que já foi o epicentro da covid-19 no país, hoje simboliza o arrefecimento da pandemia. Na segunda-feira 1º, pelo terceiro dia consecutivo, a capital paulista registrou apenas uma morte causada pela doença. Com isso, a média móvel de óbitos em sete dias despencou para 3,8.

Os dados ainda podem ser revistos pela Secretaria Municipal de Saúde, pois em feriados prolongados as notificações tendem a ficar represadas. De qualquer modo, desde março do ano passado, quando a pandemia teve início, nunca houve um registro tão baixo de mortes, mesmo em feriados.

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, comemora a queda dos números e já projeta o momento em que a capital paulista completará 24 horas sem uma única morte. “Estamos muito próximos do dia em que não haverá nenhuma notificação de ocorrência de óbito. Será simbólico. Terá um peso muito grande. Será a prova definitiva de que a vacinação na cidade foi exitosa no controle da epidemia”, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo.

-Publicidade-

Segundo Aparecido, no entanto, ainda é necessário manter cuidados básicos. “O fato de chegarmos ao dia simbólico em que, pela primeira vez em quase dois anos, não haverá registro de mortes não significa que novos óbitos não voltarão, infelizmente, a ocorrer. O vírus ainda circula na cidade, ainda temos internações de pessoas”, pondera.

De acordo com dados da prefeitura de São Paulo referentes à semana passada, sete mortes foram notificadas no dia 26 de outubro, quatro no dia 27, oito no dia 28, cinco no dia 29 e, na sequência, os três dias seguidos com apenas um óbito registrado: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.