A Petrobras anunciou na sexta-feira 23 que assinou um acordo com a Indian Oil Corporation (IOC), estatal da Índia do setor de petróleo e gás, para vender até 12 milhões de barris de petróleo. O contrato tem duração de seis meses e poderá ser renovado por mais um ano. A companhia brasileira exporta o petróleo excedente que não é revertido para uso em suas próprias refinarias. No primeiro semestre deste ano, a companhia exportou uma média de 537 mil barris por dia de petróleo.
“Os acordos representam passos importantes para o estreitamento comercial entre a Petrobras e o segmento estatal de refino na Índia e para a alavancar oportunidades com os demais refinadores daquele país”, informou a empresa.
A IOC tem produção estimada em 1,34 milhão de barris por dia, além de controlar 11 refinarias no país e responder por 26% do total da capacidade de refino indiano. O contrato foi fechado em evento realizado em Brasília, com a presença do presidente da estatal brasileira, Caio Paes de Andrade, e o vice-ministro de Petróleo e Gás da Índia, Pankaj Jain.
A estatal brasileira também assinou um acordo com outra indiana, a Bharat Petroleum, para fomentar tratativas e estabelecer diretrizes cooperativas para eventual fornecimento de petróleo bruto no futuro.
A Índia é o terceiro maior importador de petróleo do mundo, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos. O país consome cerca de 5 milhões de barris por dia.
Leia também: “A Petrobras sempre foi usada politicamente“, entrevista com Adriano Pires publicada na Edição 118 da Revista Oeste
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.
Entre ou assine para enviar um comentário *
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.