PF mira suposta corrupção envolvendo políticos do PR

A ação investiga empreiteiros e agentes públicos na tentativa de fraudar licitações do setor de obras
-Publicidade-
A operação Jaborandi cumpre 28 mandados em cidades dos Estados do Paraná e do Pará
A operação Jaborandi cumpre 28 mandados em cidades dos Estados do Paraná e do Pará | Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 26, uma operação que investiga supostos crimes de corrupção envolvendo prefeitos, servidores públicos e empreiteiros de cidades da região oeste do Paraná.

Na ação, batizada de Jaborandi, são cumpridos 28 mandados nas cidades de Umuarama, Boa Vista da Aparecida, Perobal, Três Barras, Santa Helena e Guairá, no Paraná, e Uruará, no Pará.

Conforme a PF, a ação dá continuidade à investigação que começou há cerca de um ano depois de denúncias de que empreiteiros estariam se reunindo em conluio com prefeitos para fraudar a competição de processos de licitação envolvendo o setor de obras de municípios da região.

-Publicidade-

“Ao longo das investigações, foi possível descortinar ao menos duas organizações criminosas, estruturalmente ordenadas e com atuações bem definidas, sob a anuência e a coordenação de prefeitos. O objetivo era direcionar licitações a empresários integrantes do grupo, superfaturar os valores e posteriormente pulverizá-los entre os agentes públicos e os empresários que participavam do esquema”, diz a PF, em nota.

Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 62 anos de prisão.

O nome da operação faz referência à Estrada Jaborandi, localizada no município de Umuarama, uma das primeiras obras que originaram a investigação.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.