O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reabriu na última terça-feira, 28, cinco comportas do sistema de proteção contra cheias em Porto Alegre. Os portões foram fechados no dia 2, no início das inundações na cidade.
As comportas reabertas foram:
- número 1, localizada perto do Gasômetro;
- número 4, que é o portão principal de acesso ao Cais Mauá;
- número 11, na Avenida Voluntários da Pátria com São Pedro;
- número 12, que dá acesso à subida para a Avenida Castelo Branco, pela Voluntários da Pátria; e
- número 14, próxima ao DC Navegantes.
Comportas na região da Avenida Sertório
As três últimas comportas mencionadas estão situadas na região da Avenida Sertório e ajudam a escoar a água da cidade para o Lago Guaíba.
“Estivemos olhando através do muro da Mauá e identificamos que a água do Guaíba teve bastante redução, por isso decidimos abrir as comportas, para que escoe a água da cidade e também para que o pessoal dos portos consiga acessar o local”, afirmou Maurício Loss, diretor-geral do Dmae.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A medição do nível do Guaíba permanece abaixo dos 4 metros, marcando 3,88 metros às 6h15 desta quarta-feira, 29. Porto Alegre possui 14 comportas, localizadas entre a Ponte do Guaíba e a Usina do Gasômetro, das quais sete estão permanentemente bloqueadas e as outras sete também estavam fechadas.
Sistema de proteção contra cheias
Esses portões fazem parte de um sistema de proteção contra cheias que inclui 23 estações de bombeamento de águas pluviais e diques, essenciais para a proteção da cidade em períodos de chuva intensa.
Sistema de proteção contra cheias que por falta de manutenção não funcionou. Graças ao sempre ineficiente estado.