O governo do Rio Grande do Sul recebeu um novo radar meteorológico, que ficará no Morro São João, no município de Montenegro. Com alcance de 150 km, o aparelho vai monitorar o clima na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Vale do Taquari e na Serra.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Fabricado em Praga, na República Tcheca, o equipamento vai utilizar uma torre já existente no morro para sua instalação, prevista para o segundo semestre. O início dos trabalhos, porém, foi adiado devido ao mau tempo, que dificulta o acesso ao local.
Aumento da precisão dos alertas climáticos
De acordo com o governador Eduardo Leite, o radar “vai aumentar a precisão dos alertas à população e melhorar o sistema de monitoramento e prevenção climática do Estado”. A Climatempo, empresa responsável pelo radar, venceu a licitação em 2023.
O contrato, assinado em dezembro, prevê um investimento de R$ 25,93 milhões ao longo de cinco anos. A supervisão do projeto está a cargo de André Rigue.
Risco de novas inundações
Eduardo Leite alertou para a possibilidade de novas inundações e deslizamentos no Estado ao longo desta semana. O governador destacou que o foco das atenções está no Vale do Taquari, Vale do Caí, Serra Gaúcha e litoral norte. “Cada uma dessas regiões, de diferentes maneiras, deve ter resposta em função das chuvas”, disse.
Quatro aeronaves, embarcações e agentes militares estão sendo mobilizados para operações de resgate, segundo a gestão estadual.
Assim as pessoas ficam sabendo do desastre iminente com alguma antecedência (se o aparelho não estiver fora de operando por alguma razão qualquer).
Bem melhor se houvesse obras sérias de contenção e maior permeabilização do solo; numa palavra, por em execução o projeto engavetado pela Dilma.
Se as águas não tiverem um boa escoamento para o mar fica difícil.
tomara que tenham sensores nas bascebtes dis grandes rios, principalmente em Cima da Serra.
Tranca de ferro em porta arrombada. O que é necessário fazer agora com urgência é a limpeza e desassoreamento dos rios, senão cada chuva vai causar alagamentos, rio taquari está com diversos locais com bancos de terra e entulhos, enquanto isso não for removido o problema será recorrente.