A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira, 21, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IRPF) 2024. A consulta pode ser feita no site. No dia 28 de junho, R$ 8,5 bilhões serão pagos a 5,7 milhões de contribuintes.
Para verificar se receberá a restituição neste segundo lote, é necessário informar o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração (2024). O valor da restituição do imposto de renda será depositado na conta informada na declaração ou na chave PIX indicada pelo contribuinte.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Devido à tragédia das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a Receita Federal incluiu os gaúchos no grupo prioritário para a restituição do imposto de renda.
Para consultar a restituição do IRPF, acesse o site Meu Imposto de Renda e clique em “Consultar a Restituição” na lista de serviços. Para uma consulta simples, basta entrar neste site, informando o CPF, ano do exercício da declaração (2024) e data de nascimento.
Para informações mais detalhadas, vá ao portal e-Cac, onde é possível verificar o status da declaração, identificar pendências ou divergências, e saber se a declaração está na ‘malha fina’. No e-Cac, também é possível corrigir eventuais erros na declaração. O acesso ao e-Cac requer uma conta nível prata ou ouro no Gov.br.
Calendário do pagamento do Imposto de Renda 2024
O calendário de restituição do Imposto de Renda 2024 foi dividido em cinco lotes, conforme informações da Receita Federal. Além das datas, os pagamentos seguem por grupos prioritários.
Eis as datas dos pagamentos:
- 1º lote: pago em 31 de maio;
- 2º lote: consulta disponível a partir de 21 de junho e pagamento em 28 de junho;
- 3º lote: pagamento em 31 de julho;
- 4º lote: pagamento em 30 de agosto;
- 5º lote: pagamento em 30 de setembro;
Os contribuintes do grupo prioritário que receberão a restituição são:
- 140.360 contribuintes com 80 anos ou mais;
- 1.024.071 pessoas com mais de 60 anos;
- 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou doença grave;
- 459.444 pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 252.738 moradores do Rio Grande do Sul afetados por enchentes;
- 3.812.767 pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou pediram a restituição via PIX.
Depois das prioridades legais, as restituições serão pagas conforme a data de envio da declaração. Quem entregou antes, recebe antes. Veja abaixo o calendário completo de restituição do IRPF 2024.