O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a Região Sul do Brasil nesta quinta-feira, 27. A combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de tempestades em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O Inmet tem duas classificações de alerta. O amarelo, que indica perigo em potencial, e o laranja, que indica perigo.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
⚠ #Atenção: Previsão de tempestade até amanhã (28) em áreas do PR e SC. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo. pic.twitter.com/zLj6noDugD
— INMET (@inmet_) February 27, 2025
Há possibilidade de queda de granizo na Região Sul. Os acumulados de chuva durante as tempestades podem chegar até 100 mm em 24 horas, acompanhados de ventos de até 100 km/h.
O sul e o leste do Rio Grande do Sul, o oeste e faixa leste de Santa Catarina e sul do Paraná têm previsão de tempestade nas próximas 24 horas, com possibilidade de granizo, de acordo com dois alertas amarelos do Inmet. Nesse caso, as chuvas podem chegar a 50 mm, em 24 horas, e os ventos a 60 km/h.
Além das tempestades no Sul, Inmet alerta sobre temporais no Norte e no Nordeste
Temporais também estão previstos para Estados das regiões Norte e Nordeste, que ainda estão sob o efeito do deslocamento da Zona de Convergência Intertropical.

Segundo o Inmet, as áreas mais afetadas são o leste do Pará e o sudoeste do Maranhão, assim como partes do Tocantins e o nordeste de Mato Grosso. Essas áreas têm aviso laranja vigente até esta sexta-feira, 28. Estão previstos acumulados de chuva até 100 mm, em 24 horas, e ventos de até 100 km/h.
Para o restante do país, o Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas, com volumes que podem chegar a 50 mm, e ventos de até 60 km/h entre quinta e sexta-feira. As chuvas podem atingir desde áreas da Região Norte, parte do litoral nordestino e da Região Centro-Oeste até uma pequena área do sudeste e do oeste do Paraná.