O Estado do Rio Grande do Sul registrou, nesta terça-feira, 29, o quarto dia seguido de temperaturas abaixo de zero. De acordo com os meteorologistas, o frio começou a perder força e, diferentemente do que aconteceu na segunda-feira — quando cerca de 30 municípios registraram temperaturas negativas — só duas cidades mostraram termômetros abaixo de zero.
Confira a seguir a lista com as mínimas de hoje:
- São José dos Ausentes: -2,0°C;
- Soledade: -0,5°C;
- São Herval: 0,1°C;
- Barra do Ribeiro: 0,9°C;
- Cambará do Sul: 1,1°C;
- Amaral Ferrador: 1,2°C;
- Getúlio Vargas: 1,5°C;
- Pelotas: 1,7°C;
- Canela: 1,8°C;
- Venâncio Aires: 2,0°C;
- Teutônia: 2,2°C;
- Quaraí: 2,3°C;
- Bom Jesus: 2,4°C;
- São Francisco de Paula: 2,4°C;
- Mato Leitão: 2,5°C;
- Espumoso: 2,6°C.
Na capital gaúcha, hoje, a menor temperatura registrada foi de 3,9ºC, na estação da Secretaria da Agricultura, localizada no extremo sul de Porto Alegre. Ainda na cidade, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 5,8ºC em Belém Novo e 7,3ºC na estação de referência climatológica no bairro Jardim Botânico.
Na segunda-feira 28, a temperatura mínima registrada no Rio Grande do Sul foi de 6,5ºC abaixo de zero, esta foi a menor temperatura observada neste ano no Estado gaúcho. A capital teve 0,2ºC no Lami no início de segunda-feira, e 3,8ºC na estação oficial de Porto Alegre localizada no Jardim Botânico.
Uma década de frio
A temperatura mínima oficial do ano na capital gaúcha foi de 3,8ºC — e foi a mais baixa na cidade no mês de agosto desde o ano de 2018. O curioso é que nos últimos dez anos, a cidade de Porto Alegre só havia registrado uma mínima abaixo de 5ºC durante a última semana do mês de agosto — agora já foram dois dias seguidos. Entre os anos de 2014 e 2023, a cidade teve um total de 48 dias de temperaturas abaixo de 5ºC. Os últimos dois dias foram domingo e ontem.