A previsão do tempo dos institutos de meteorologia do país mostra que uma nova onda de calor — a terceira do ano — deve atingir a maior parte dos Estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste nesta semana. Na cidade de São Paulo, a sensação térmica pode chegar a 37°C no sábado 17.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste.
A temperatura começará a subir a partir de quarta-feira 13. Nessa data, segundo previsão da empresa Meteoblue, a temperatura chegará a 32ºC na capital paulista. Com aumentos sucessivos pelos três dias seguintes, no sábado a previsão é de 36ºC, com sensação térmica de 37ºC às 15h.
De acordo com o site Climatempo, a onda de calor é decorrente da formação de uma massa de ar quente no Chaco Paraguaio, região semiárida do país e no norte da Argentina.
+ Onda de calor chega ao Brasil nesta segunda-feira, 11
Com isso, um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente em algumas regiões do Brasil. O efeito dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o clima seco com aquecimento gradual nas regiões atingidas.
A onda de calor deve ser mais intensa na parte oeste do Sul do Brasil, no sudoeste de Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo. Nessas regiões, a temperatura deve ficar 5ºC acima da média.
Tecnicamente, a Organização Meteorológica Mundial classifica como onda de calor o período em que as temperaturas ficam 5ºC acima da média por cinco dias seguidos.
Calor intenso chega a MS, MT, MG e RJ
Já o calor intenso também chega a Mato Grosso do Sul, parte sul de Mato Grosso, ao Triângulo Mineiro, ao sul do Rio de Janeiro e a boa parte de São Paulo, que podem registrar temperaturas entre 3°C e 5°C mais altas.
Segundo a Metsul, no Rio Grande do Sul, o calor ganha força principalmente a partir da terça-feira com máximas generalizadas acima de 30ºC. Os dias mais quentes devem ser a quarta e a quinta. A capital, Porto Alegre, terá 34ºC na terça, ao redor de 35ºC na quarta, 36ºC a 37ºC na quinta e alguns dados indicam a possibilidade de máximas em torno de 35ºC ou mais na sexta antes da chuva.
A Metsul informa que as temperaturas mais altas são esperadas para o norte da Argentina e o Paraguai, onde se forma a bolha de calor. “As temperaturas máximas em Províncias do Norte argentino e em algumas cidades paraguaias nesta semana pode atingir valores tão altos quanto 43ºC a 45ºC.”
O verão termina no próximo dia 20. Com a proximidade do outono, as temperaturas deveriam ser mais amenas nesta época do ano, o que só deve ocorrer depois da nova onda de calor.
Durante os dias de calor intenso, recomendam-se hidratação e evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Também é importante usar roupas leves e frescas e aplicar protetor solar com frequência. A população deve estar atenta a sinais de exaustão e insolação, como tontura e náuseas.