A chuva vai atingir 20 capitais na manhã desta terça-feira, 6, de acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apenas sete cidades registram manhã nublada ou com muitas nuvens, mas sem precipitações: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, Maceió e Teresina.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Todas as capitais da Região Norte e do Centro-Oeste registram chuva nesta manhã, com destaque para Manaus, que tem trovoadas. Além disso, chove em Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís e Florianópolis.
Durante a tarde a chuva deve se espalhar pelo Sudeste, com instabilidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, Belo Horizonte e Vitória registrarão pancadas de chuva com trovoadas. Na Região Norte e no Centro-Oeste, a chuva atingirá todas as capitais e terá trovoadas em Porto Velho, Rio Branco, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília.
Leia também: “Chuva provoca uma morte e estragos em Santa Catarina”
No Sul e no Nordeste haverá pancadas de chuva em Florianópolis, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e São Luís. Não chove durante a tarde apenas em Curitiba, Porto Alegre, Aracaju e Teresina.
Clique na imagem abaixo para visualizar
Ao anoitecer não deve ter chuva em 10 capitais brasileiras:
- Porto Alegre;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Aracaju;
- Maceió;
- Recife;
- João Pessoa;
- Teresina;
- Palmas; e
- Boa Vista.
As demais capitais devem registrar pancadas de chuva:
- Manaus;
- Rio Branco;
- Porto Velho (com trovoadas);
- Macapá;
- Belém;
- Cuiabá;
- Campo Grande;
- Goiânia;
- Brasília;
- São Luís;
- Fortaleza;
- Natal;
- Salvador;
- Vitória (com trovoadas);
- Belo Horizonte;
- Curitiba; e
- Florianópolis.
Inmet emite alertas
O Inmet emitiu dois alertas na cor amarela de “perigo potencial” por causa de chuvas intensas. As áreas atingidas devem registrar chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h. “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informou o instituto.
+ Leia mais notícias da previsão do tempo em Oeste
O alerta atinge o Distrito Federal e 14 Estados: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.