O Comando de Aviação da Polícia Militar resgatou quatro crianças, com idades entre 10 e 14 anos, na Praia das Toninhas, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra as crianças tentando sair do mar — sem sucesso.
Durante o resgate, o helicóptero Águia 7 foi usado para que os guarda-vidas saltassem na água com boias de salvatagem. Depois de serem alcançadas, as crianças foram levadas à praia e receberam atendimento de primeiros socorros. Elas não correm risco de morte.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Segundo o governo de São Paulo, o afogamento foi identificado durante um patrulhamento preventivo aquático, intensificado em razão do aumento de banhistas no fim do ano.
Veja o vídeo
Na véspera de Natal, um menino de 8 anos teve de ser resgatado na Praia do Lázaro, em Ubatuba, depois de ficar à deriva em uma bolha aquática inflável. Três ocupantes de uma lancha avistaram o menino e conseguiram puxá-lo antes que o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) precisasse intervir.
O GBMar registrou 101 mortes por afogamento entre 1º de janeiro e 26 de dezembro deste ano em sua área de cobertura, que inclui 13 municípios do litoral paulista, como Guarujá, Santos e São Vicente. Durante o mesmo período, 3.436 pessoas foram salvas em emergências marítimas na região. Cerca de 70% dessas vítimas, tanto fatais quanto salvas, são turistas da capital e da Grande São Paulo.
A temporada de férias, que vai até o fim de janeiro de 2025, deverá atrair mais de 4 milhões de visitantes ao litoral paulista.