China precisa parar de roubar propriedade intelectual, diz Mike Pompeo

Em 25 jun 2020, 16:15

China precisa parar de roubar propriedade intelectual, diz Mike Pompeo

25 jun 2020, 16:15

Secretário de Estado também voltou a criticar a intenção chinesa de querer reforçar o controle sobre Hong Kong

Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano | Foto: Andrea Hanks/Casa Branca

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse nesta quinta-feira, 25, que a China precisa deixar de “roubar propriedade intelectual”.

Em um fórum virtual, ele criticou o fato de que a China deseja manter o status de país em desenvolvimento na Organização Mundial de Comércio (OMC), que lhe dá vantagens, mas já é a segunda maior economia do mundo.

Além disso, destacou que a nação asiática tem acesso ao mercado de capitais norte-americanos “de modo que não temos lá”.

Pompeo disse, no entanto, que os Estados Unidos desejam trabalhar em várias frentes com Pequim, lembrando que os dois países já fecharam anteriormente a fase 1 de um acordo bilateral.

LEIA MAIS: China quer impor ‘um novo modelo de governança global’

O secretário de Estado também voltou a criticar a intenção chinesa de querer impor uma nova lei de segurança para reforçar o controle sobre Hong Kong.

Para os EUA a medida representa na prática o fim do modelo “Um país, dois sistemas” atualmente em vigor.

“Não apenas os EUA, o mundo confronta a China” pelo avanço sobre Hong Kong, disse ele.

Pompeo ainda defendeu a estratégia do governo do presidente Donald Trump de abandonar o acordo nuclear multilateral com o Irã. Segundo ele, Teerã escolheu descumprir a iniciativa, por isso a decisão americana.

O secretário de Estado foi questionado sobre a retomada das viagens, após ter sido superado o auge da pandemia da covid-19.

Segundo ele, os EUA pretendem trabalhar com seus parceiros europeus para definir como retomar essa questão, sempre se baseando na ciência e nos dados disponíveis para essas decisões.

Com informações do Estadão Conteúdo.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 Comentário

  1. A firmeza do governo Norte americano e impressionante. Líderes de fato, do mundo livre

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias