Como voltar a produzir - Revista Oeste

Revista

Como voltar a produzir
As lições, os aprendizados e os equívocos com os quais o Brasil pode aprender para retomar a atividade econômica
27 mar 2020, 11:02

Sim, é possível retomar a atividade econômica durante a pandemia de coronavírus. Não é fácil. Não é simples. Mas, com planejamento, tecnologia, dinheiro e determinação política, é realista a perspectiva do retorno da produção em poucas semanas. Esta é uma das pautas mais relevantes do momento em todo o mundo. Se a crise financeira de 2008 foi uma espécie de ataque cardíaco fulminante, a atual é um colapso sistêmico — este é o consenso que se forma entre corporações e governos. Ou seja: haverá muito sofrimento, mas o mundo não vai desabar.  Nos países emergentes, onde o baque tenderá a ser maior, a previsão é de que PIB e bolsas de valores retornem aos níveis do início de 2020 em dois anos.

No Brasil, compreensivelmente, o presidente Jair Bolsonaro demonstra preocupação com os impactos das medidas de isolamento social na economia. É uma questão legítima, embora tenha sido tratada num discurso com sérios problemas de comunicação. Este é o momento de avaliar caminhos, estudar a pertinência da adoção no país de algumas das experiências bem-sucedidas lá fora e permitir que os ministérios da Saúde e da Economia atuem de forma coordenada.

Conteúdo exclusivo para assinantes

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

16 Comentários

  1. Ótimo artigo! A frequência da revista será semanal ?

    Responder
    • Muito bom artigo esclarecedor e acende uma luz ao final do túnel

      Responder
  2. Perfeito, o Governo está no caminho certo.

    Responder
    • Observação, copa do mundo de 2014 e não de *2018*

      Responder
  3. Parabéns pelo artigo.

    Responder
  4. Excelente editorial!

    Responder
  5. Ótimo artigo. Muito esclarecedor e, principalmente, sem histeria.

    Responder
  6. Há de se lembrar que o ato de imprimir dinheiro para injetar em mercado estagnado ou recessivo, não cria pressão inflacionária.

    Responder
    • As medidas do governo, sem dúvida, estão no caminho certo, porém, nenhum banco que eu consultei, Bradesco, Itaú, Santander, disseram que o dinheiro está disponível.
      Perguntei: quem mente ?

      Responder
  7. Excelente matéria. Abrangente , informativa, esclarecedora, desprovida de pensamentos ideológico.

    Responder
  8. Excelente artigo. A palavra chave é sobriedade, algo que esta faltando a grande parte da imprensa brasileira.

    Responder
  9. Fico muito satisfeito que tenhamos uma revista que trata os assuntos de forma objetiva, sem militância é compreensível. Parabéns a todos que fazem a Revista Oeste

    Responder
  10. Enfim uma revista que se pode ler. Verdadeira porque tem comentaristas confiáveis

    Responder
  11. Revista q posso ler. Todos sao jornalistas sérios e comprometidos com a seriedade. Gosto. Espero que salvem nosso Governo. Esse Governo sendo injusticado por politicos da bandidagem. Como melhorar? Eis uma questao. Obrigada pelas boas informacoes.

    Responder
  12. Informativo, equilibrado e elegante. É esse tipo de jornalismo de que o Brasil precisa. Parabéns!

    Responder
  13. O Brasil precisa retomar a normalidade das coisas. Não podemos simplesmente viver em lockdown por mais tempo. Não defendo uma volta abrupta, mas pelo menos gradual, pouco a pouco, até estarmos operando em 100% dos setores. Belíssimo artigo por parte da Revista Oeste. Muito bom mesmo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OESTE NOTÍCIAS