Conheça as 10 cidades mais competitivas do Brasil - Revista Oeste

Edição da semana

Em Em 23 nov 2020, 16:59

Conheça as 10 cidades mais competitivas do Brasil

23 nov 2020, 16:59

Ranking é organizado pelo Centro de Liderança Pública

barueri - vista panorâmica - ranking de competitividade de cidades competitivas

Vista panorâmica de parte de Barueri, a cidade mais competitiva do país
Foto: Reprodução/Wikipédia

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nesta segunda-feira, 23, a edição 2020 do Ranking de Competitividade dos Municípios. Para a classificação, a instituição levou em consideração 12 indicadores relacionados às áreas de instituições, sociedade e economia. Cidades do Estado de São Paulo aparecem nas três primeiras posições.

Leia mais: “Quem é o prefeito que uniu PT e PSDB e foi reeleito com 98%”

A capital paulista surge na terceira colocação, com nota geral de 61,91 (numa escala de zero a 100). À frente estão outras duas cidades da região metropolitana de São Paulo. São Caetano do Sul é a segunda colocada, com 64,3. O município campeão do atual ranking é Barueri. A diferença sobre a vice-campeã é de apenas 0,03. Ou seja: Barueri apresenta 64,33 de pontuação final.

Para ostentar o título de município mais competitivo do país, Barueri foi impulsionado pelos dados econômicos. “A análise das notas entre os municípios mais bem posicionados permite constatar que a primeira colocação para Barueri se deve ao seu destaque na dimensão econômica em conjunto a posições medianas nas dimensões institucional e social”, informa a equipe do CLP.

“Grande destaque do pilar de inovação e dinamismo econômico”

“[Barueri] é o grande destaque do pilar de inovação e dinamismo econômico. Possui excelente desempenho em inserção econômica (3ª colocação) e ocupa posição mediana em telecomunicações (36ª colocação). O município tem no pilar de capital humano (176ª colocação) a grande oportunidade de melhoria da competitividade local sob a ótica econômica”, enfatiza o CLP em relatório divulgado hoje.

Top 10

Confira, abaixo, o ranking com as dez cidades mais competitivas do Brasil, segundo o CLP:

  1. Barueri (SP) — 64,33
  2. São Caetano do Sul (SP) — 64,3
  3. São Paulo (SP) — 61,91
  4. Vitória (ES) — 60,41
  5. Santos (SP) — 60
  6. Campinas (SP) — 59,32
  7. lndaiatuba (SP) — 59,2
  8. Belo Horizonte (MG) — 58,94
  9. São João da Boa Vista (SP) — 58,7
  10. Jundiaí (SP) — 58,6

O ranking completo da nova versão do Ranking de Competitividade dos Municípios está disponível no site do CLP.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

4 Comentários

  1. BH? Sinceramente, nasci lá e vivo em SP há 20 anos. A cidade só andou pra trás nessas duas décadas, está abandonada, quem pode e quer progredir profissionalmente se muda de lá na primeira boa oportunidade. É uma cidade de 140 anos que parece ter 1.400.

  2. A foto postada pela revista é do Alphaville Empresarial, bairro de Barueri. Alphaville é a principal razão de Barueri ter essa posição. Não fosse por Alphaville, Barueri seria até hoje uma cidade dormitório. Graças a Alphaville um simples “chofer de praça”se tornou prefeito, deputado federal, prefeito novamente e ficou milionário.

  3. Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro: virou um lixão. Eu posso falar pq sou carioca da gema, alfabetizado pela formosa irmã do Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim.

  4. Se Belo Horizonte está entre as 10 primeiras, o ranking não é confiável.Há mais de 30 anos nada se faz aqui, graças a desgovernos, corrupção e demagogia a cidade ficou obsoleta.O atual prefeito (reeleito) é um tiranete, daí, só podemos esperar piores dias.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter

Colunistas

O partido contra o Brasil

Ninguém ainda descobriu no planeta um jeito tão eficaz de concentrar renda quanto a fórmula usada para administrar as contas públicas no país

A paciência acabou

Os brasileiros começam a reagir à cassação dos direitos individuais

Os novos senhores do mundo

Os gigantes da tecnologia censuram Trump, fazem o que bem entendem e exercem um poder global desmedido. Isso é justo?

Eficácia

“Você demorou muito a comprar. Eficácia depende de rapidez” / “Poxa… Se eu soubesse teria comprado mais rápido. Ando muito dispersivo”

O culto à ignorância

Valorizar a educação formal e a cultura clássica virou preconceito elitista, um mau sinal para o futuro

Como surgiu o novo coronavírus?

A resposta mais provável, até o momento: o vírus teve origem em pesquisas com manipulação genética no Instituto de Virologia de Wuhan

Globalistas assanhados com Biden

Eles não costumam viver de fatos, apenas de narrativas. Adotam a visão estética de mundo, e por isso a ONU é seu maior símbolo

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

Macron e a soja

Macron e a soja

Sua última ideia a respeito do assunto é acabar com a “dependência” que a França teria da soja brasileira – in...

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês