O filme mexicano/francês Emilia Pérez sairá de mãos abanando da premiação do Oscar. A previsão devastadora foi feita pela Variety, a centenária publicação norte-americana fundada em 1905 e desde então considerada a mais importante no universo cinematográfico, em especial de Hollywood. Segundo a Variety, a produção que despontou como a mais forte favorita na corrida por prêmios na temporada 2025, recebendo indicações em 13 categorias do Oscar — número recorde para um filme de língua não-inglesa — caiu em desgraça numa velocidade histórica.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
E a grande culpada disso é a atriz trans Karla Sofia Gascón, intérprete da protagonista da obra. Emilia Pérez é um musical sobre um líder mexicano do tráfico de drogas, um assassino perigoso, que está em busca de redenção. Assim, decide apagar seu passado marcado por atos criminosos ao mesmo tempo em que realiza um sonho: tornar-se mulher. Até então uma ilustre desconhecida, Sofia Gascón deu início a uma onda de polêmicas depois que foram reveladas declarações públicas de caráter racista e xenofóbica em suas redes sociais, o que simplesmente destruiu a campanha de marketing da produção.
A imprensa mundial passou a repercutir o caso diariamente, fazendo crescer ainda mais a rejeição pelo filme e pela atriz, mas nada disso fez Sofia Gascón se calar. O ápice da arrogância se deu quando Gascón usou a internet para acusar Fernanda Torres, afirmando que a atriz brasileira incentivou a equipe do filme Ainda Estou Aqui para atacar a trans espanhola. Fernanda Torres e Gascón disputam pela estatueta do Oscar na categoria de melhor atriz.
Nem a atriz Zoe Saldaña se salva
A história toda foi muito mal recebida pela comunidade artística em Hollywood, sobretudo entre os integrantes da Academia de Artes e Ciências, responsável pela premiação do Oscar. Executivos da Academia chegaram a analisar o caso, o que poderia até mesmo ter anulado a indicação de Karla Sofia Gascón. A Netflix, gigante do mercado de streaming e responsável pela distribuição de Emilia Pérez, decidiu excluir a imagem de Gascón de todos os materiais de divulgação do filme produzidos para a campanha do Oscar, além de deixar de pagar pelas viagens da atriz para todas as premiações pelo mundo.

Mesmo assim, algumas publicações e jornalistas especializados apontam que Emília Pérez ainda tem mínimas chances de ser premiado em duas categorias: canção original e atriz coadjuvante — Zoe Saldaña, vencedora do SAG Awards, a premiação do Sindicato de Atores dos Estados Unidos. Mas para a Variety até nessas categorias a produção assinada pelo diretor francês Jacques Audiard deverá chafurdar. As apostas da revista incluem Isabella Rossellini (por Conclave) como melhor atriz coadjuvante, e The Journey, canção original do filme Batalhão 6888 (também distribuído pela Netflix).
A festa de premiação do Oscar 2025 acontece neste domingo, 2 de março. A transmissão, ao vivo do Dolby Theatre em Los Angeles, começa a partir das 21h no horário de Brasília e pode ser conferida pelo canal por assinatura TNT e na plataforma de streaming da Max.
Já se foi o tempo em que o Oscar premiava os melhores.