O Ministério da Justiça negou o pedido da Disney para alterar a classificação indicativa do filme Deadpool & Wolverine, que estreou no Brasil na quinta-feira 25. O filme é recomendado apenas para maiores de 18 anos.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
A Disney solicitara que o filme fosse classificado para maiores de 16 anos. No pedido, o gigante do entretenimento argumentou que os dois primeiros filmes da franquia “Deadpool” receberam essa classificação.
Ministério da Justiça mantém decisão
Na decisão, o Ministério da Justiça afirmou que a Disney “não apresentou qualquer [sic] nova situação fática ou jurídica que pudesse ensejar a reforma da decisão que atribuiu nova classificação”.
A pasta explicou que a lei não permite que elementos externos à obra, como os filmes anteriores, sejam usados para definir a classificação indicativa.
A justificativa para barrar o Deadpool
“A mera informação de que outras obras de uma mesma franquia tenham uma indicação etária ‘x’ ou ‘y’, sequer [sic] deveriam constar no pedido, pois são obras autônomas, indivisíveis, não relacionadas ao conteúdo expresso no material em avaliação”, diz a decisão do ministério.
Na análise do filme, foram identificados conteúdos que, conforme os critérios técnicos do ministério, justificam a classificação para maiores de 18 anos.
Os exemplos incluem imagens, diálogos ou contextos que incentivam o uso de drogas ilícitas, violência desproporcional e a banalização dela. Alega-se ainda o suposto uso de linguagem imprópria.