O escritor Dan O’Bannon e o diretor Ridley Scott nos alimentaram de pesadelos com o filme Alien (1979). Criaram um monstro inesquecível, horrendo e original. Suas várias continuações focaram nesse monstro gosmento — aquele que abre a boca e sai outra boca de dentro. A cada novo filme da série ele aparecia para matar e inocular seres humanos com sua semente.
Prometheus (2012), também dirigido pelo mestre Ridley Scott, vai além do simples terror. Ele explora a possibilidade de seres de outros mundos (os “Engenheiros”) terem implantado as bases de uma civilização e acidentalmente criado o monstro. Esse filme vai mais longe que os outros, com cenários espetaculares representando as ruínas de civilizações imaginárias.
Três atores se destacam em Prometheus. Michael Fassbender faz o papel de um robô com sensibilidades humanas inspirado no cantor David Bowie. Charlize Theron é uma executiva gelada como um robô. E a atriz sueca Noomi Rapace faz uma arqueóloga idealista que enfrenta a mais horrenda cena de um aborto jamais imaginada antes.
Prometheus está disponível através do Star+.