Hoje costumamos viver em ambientes de trabalho protegidos por regras de bom comportamento e mesmo por legislações trabalhistas rigorosas. Qualquer agressividade ou desvio de conduta por parte de chefes e patrões pode ser considerado “assédio” e punidos exemplarmente.
Glengarry Glen Ross (“Sucesso a Qualquer Preço”, de 1992) mostra o contrário dessa situação. Numa imobiliária de Nova York, os corretores são submetidos ao novo chefe, Blake, que estabelece as regras: quem conseguir o melhor desempenho em vendas vai ganhar um carrão Cadillac Eldorado. O segundo lugar, um faqueiro. Do terceiro lugar em diante, serão todos demitidos.
E então se estabelece a lei da selva no escritório. Amizades se desfazem, acusações se acumulam, todos querem sobreviver em seus empregos. E ainda são obrigados a aguentar as constantes grosserias e agressões do chefe Blake. Sucesso a Qualquer Preço foi escrito pelo dramaturgo David Mamet, com direção de James Foley. Além da qualidade do roteiro (baseado numa peça de teatro), o filme ficou famoso por reunir um dos melhores elencos masculinos de todos os tempos: Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin, Alan Arkin, Ed Harris, Kevin Spacey e Jonathan Pryce. É um filme eminentemente masculino, num ambiente onde ninguém pode demonstrar qualquer fraqueza.
Glengarry Glen Ross está disponível no Oldflix.