David Hume e 'estupidez mental' na era do 'cancelamento' - Revista Oeste

Edição da semana

Em 1 out 2020, 18:43

A ‘estupidez mental’ na era do ‘cancelamento’

1 out 2020, 18:43

Bruno Garschagen afirma que até acadêmicos internacionais validam a cultura do boicote a pensadores históricos

David Hume - cancelado

David Hume foi “cancelado” em universidade escocesa | Foto: Canva

“O grau de estupidez mental de certa juventude está transformando universidades em ambientes hostis, anticientíficos”. Essa é uma das frases presentes no artigo de Bruno Garschagen publicado na edição desta semana da Revista Oeste. De acordo com o doutorando em ciência política, a onda do “cancelamento” invadiu até o meio acadêmico mundial.

Leia mais: “O mundo vive o século do cérebro”

A análise de Garschagen parte de recente episódio ocorrido na Escócia, mais precisamente no campus da Universidade de Edimburgo. Por lá, o filósofo David Hume (1711 – 1776) foi “cancelado”. Ação que começou com a exclusão do tributo com o nome de um dos prédios do local. Assim, com pressão de movimentos como o Black Lives Matter, a “Torre David Hume” se transformou “Torre 40 George Square.”

A história, contudo, ficou pior. Conforme relata o colunista da Revista Oeste, “o perfil do filósofo no site da instituição [de ensino] foi apagado”. “Visão racista” foi a alegação dos responsáveis pelo ato, o que vai contra a obra apresentada pelo escritor escocês. “Hume condenou a escravidão antes que o movimento abolicionista ganhasse relevância”, pontua Garschagen no texto “David Hume cancelado.”

David Hume cancelado

______________

Revista Oeste

Além do texto de Bruno Garschagen, a edição 27 da Revista Oeste apresenta entrevistas, reportagens especiais e artigos exclusivos de profissionais como Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, Dagomir Marquezi, Rodrigo Constantino e J.R. Guzzo.

Startup de jornalismo digital, a Revista Oeste é 100% financiada pelo público leitor. Para se tornar integrante da comunidade e, assim, ir “direto ao ponto” no combate à desinformação, basta clicar aqui e escolher o plano de assinatura.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 Comentário

  1. Esses estúpidos deveriam ser mandados para um planeta prisão mais longe daqui pra capinar e parar de pensar e de tramar contra seus povos! Isso é falta de trabalho braçal pra tomar vergonha na cara e dar valor ao que realmente importa!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

Vacinação sem vacina

Falar em obrigar a população inteira a se vacinar — com uma vacina que não existe — significa o quê? Um negócio da China?

Supremas diferenças

Ao compararmos o STF à Suprema Corte dos Estados Unidos, o choque é violento

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

Ciência, que é bom, nada

Ciência, que é bom, nada

"Desde o começo da epidemia a discussão vem sendo assim: política em primeiro lugar", afirma J.R. Guzzo...

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês