Pesquisadores desenvolvem aparelho que descontamina máscara N95

Em 3 jul 2020, 20:30

Pesquisadores desenvolvem aparelho que descontamina máscara N95

3 jul 2020, 20:30

Novidade foi comemorada pelo presidente Jair Bolsonaro em rede social, pois cientistas são brasileiros; equipamento é essencial para proteção contra a covid-19

descontaminação, n95, marcos pontes, jair bolsonaro, máscara, covid-19, coronavírus

Ministro Marcos Pontes com pesquisadores brasileiros que desenvolveram aparelho que descontamina máscaras N95 | Foto: Ministério da Ciência e Tecnologia

Em um projeto que conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de Brasília desenvolveram um aparelho para descontaminar máscaras N95 que vem sendo usada por profissionais de saúde durante pandemia de Covid-19.

O equipamento emite radiação ultravioleta para higienizar e assim reaproveitar a máscara N95 de forma segura. O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, explicou que a iniciativa poderá ajudar os hospitais e profissionais de saúde a salvarem vidas.

“Tudo que foi desenvolvido certamente vai ajudar os hospitais, certamente vai ajudar esses profissionais de saúde a salvarem vidas. Precisamos salvar vidas no país e é para isso que estamos aqui”, completou o ministro.

O governo investiu R$ 50 mil no projeto e o Rotary Club do Distrito Federal, R$ 80 mil.

O projeto

Na pesquisa, a radiação ultravioleta se mostrou mais viável devido à experiência e capacidade da indústria nacional, baixo custo, facilidade de operação e manutenção.

Seis protótipos com ciclo de descontaminação de uma hora já estão prontos, sendo cinco unidades de pequeno porte, com capacidade para 60 máscaras e uma unidade de maior capacidade para 150 máscaras, que será testada no Hospital Regional da Asa Norte em Brasília (DF). Também serão realizados testes em hospitais de Goiás e Tocantins.

Presidente comemora

O presidente Jair Bolsonaro comemorou o sucesso da pesquisa em suas redes sociais:

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias