-Publicidade-

59% das empresas voltam para escritório presencial com retomada em SP

Depois de home office forçado e de algumas empresas anunciarem que teriam trabalho remoto permanente, maioria ainda prefere manter endereços físicos.
Empresas já retornam para espaços presenciais em São Paulo | Foto: Rodrigo Argenton/Wikimedia Commons
Empresas já retornam para espaços presenciais em São Paulo | Foto: Rodrigo Argenton/Wikimedia Commons | home office, cidade de são paulo, retomada econômica

Depois de home office forçado e de algumas empresas anunciarem que teriam trabalho remoto permanente, maioria ainda prefere manter endereços físicos

home office, cidade de são paulo, retomada econômica
Empresas já retornam para espaços presenciais em São Paulo
Foto: Rodrigo Argenton/Wikimedia Commons

Um levantamento realizado pela empresa de gestão imobiliária corporativa Cushman & Wakefield com 158 empresas que têm escritórios de pelo menos 250 metros quadrados mostrou que 59% delas voltou ou voltará a ter atividades presenciais com a retomada econômica em São Paulo.

Apenas uma pequena parte dos entrevistados afirmou que pretende manter o teletrabalho ou diminuir o tamanho dos espaços ocupados pelas companhias que lideram.

Desses 59%, 37% já tem a solução de ficar no escritório anterior à pandemia como definitiva. Ou seja, não vão mudar de onde estão e manterão as atividades presenciais como eram antes do coronavírus.

Outra informação relevante é a de que 84% dos líderes pesquisados disseram que suas empresas vão voltar a funcionar fora do sistema de home office ainda este ano, mesmo que gradualmente. Desses, 69% terão de fazer adaptações para poder se enquadrar em protocolos sanitários exigidos por causa da covid-19.

No auge da pandemia, empresas como o Facebook, o Twitter e o Slack afirmaram que pretendiam continuar com o trabalho remoto e diminuir o tamanho de seus escritórios depois que a crise sanitária mundial passasse.

Com o passar do tempo, porém, muitas companhias perceberam que manter os funcionários em casa não era tão positivo quanto parecia a princípio.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês