A cada 10 vagas de emprego, 7 são criadas por pequenos negócios

As pequenas e microempresas foram as primeiras a sentir os efeitos da crise, mas, pela estrutura enxuta, estão reagindo mais rápido
-Publicidade-
70% dos empregos com carteira assinada foram gerados por lojas de pequeno porte no país
70% dos empregos com carteira assinada foram gerados por lojas de pequeno porte no país | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As pequenas e microempresas brasileiras foram as responsáveis por puxar a criação de 70% dos postos de trabalho em agosto, é o que aponta um levantamento do Sebrae.

A pesquisa divulgada na segunda-feira 4 usou como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, divulgado na semana passada.

O estudo revela que, das 372 mil vagas, as pequenas e microempresas foram responsáveis por pouco mais de 265 mil. O número mostra que os negócios de menor porte são responsáveis por sete a cada dez novas vagas no Brasil no mês.

-Publicidade-

O setor de serviços, segmento mais importante para a retomada econômica, representou 46% de todos os postos de trabalho criados.

Leia também: “Tarcísio vai aos EUA e busca atrair investidores para novas concessões”

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou que o número é expressivo, já que os pequenos negócios foram os primeiros a sentir os efeitos da pandemia, em março de 2020.

“Eles são os primeiros a sentir os efeitos de uma grande crise, mas também conseguem se recuperar mais rápido, inclusive pela sua estrutura mais enxuta. É por isso que é tão importante a criação e a manutenção de políticas públicas que incentivem esse segmento”, concluiu.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.