América Latina e Caribe perdem 26 milhões de empregos em 2020

Relatório da Organização Internacional do Trabalho mostra que o impacto da pandemia sobre o trabalho foi agravado por problemas estruturais preexistentes
-Publicidade-
América Latina e Caribe: 26 milhões de empregos a menos
América Latina e Caribe: 26 milhões de empregos a menos | Foto: Divulgação/Unsplash

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que a América Latina e o Caribe perderam 26 milhões de empregos em 2020, um reflexo da queda na taxa média de ocupação durante a pandemia, de 54,4% para 51,7%. Mais de 20 milhões de pessoas deixaram a força de trabalho, cifra correspondente a 80% da redução do emprego.

Houve grande diminuição do número de horas trabalhadas, além da redução da renda proveniente do trabalho, que corresponde a 80% do que as pessoas ganham na região.

Para o diretor da OIT para a América Latina e o Caribe, Vinícius Pinheiro, as condições preexistentes na região “são fundamentais para entender por que o impacto da pandemia no emprego foi tão forte. Entre elas estão a alta informalidade, espaços fiscais reduzidos, desigualdade persistente, baixa produtividade e baixa cobertura de proteção social, além de problemas que ainda persistem, como o trabalho infantil e o trabalho forçado”.

-Publicidade-

Leia também: “Estados Unidos criam 916 mil empregos em março″

Com informações da Agência Efe

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site