Arábia Saudita suspende exportadores de carne de aves do Brasil

Governo recebeu a medida "com surpresa e consternação" e informou que não houve contato prévio das autoridades sauditas
-Publicidade-
Criação de frango em Videira, Santa Catarina | Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo
Criação de frango em Videira, Santa Catarina | Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

A Arábia Saudita suspendeu 11 estabelecimentos exportadores de carne de aves do Brasil. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 6, pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, que já iniciaram contatos com as autoridades sauditas.

Em nota, as Pastas afirmam que o governo brasileiro recebeu a medida “com surpresa e consternação” e informam que não houve contato prévio das autoridades sauditas, tampouco apresentação de motivações ou justificativas que embasem as suspensões.

Leia mais: “Governo já alcançou R$ 200 bi em desinvestimentos e venda de ações”

-Publicidade-

Segundo o governo, a suspensão consta apenas em nova lista de plantas brasileiras autorizadas a exportar, publicada pela Saudi Food and Drug Authority (SFDA), que exclui os referidos estabelecimentos, previamente permitidos. Até o momento, apenas o Brasil foi objeto de atualização de lista de exportadores de carne de aves.

“O Brasil reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade seguidos por toda nossa cadeia de produtos de origem animal, assegurados por rigorosas inspeções do serviço veterinário oficial. Há confiança de que todos os requisitos sanitários estabelecidos por mercados de destino são integralmente cumpridos”, afirma a nota.

O governo pontuou que “todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas com vistas à pronta resolução da questão”. Também não foi descartada a possibilidade de se recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.