Atividade da indústria brasileira dispara em agosto

Nível de otimismo em relação aos próximos 12 meses permaneceu elevado em agosto
-Publicidade-
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Nível de otimismo em relação aos próximos 12 meses permaneceu elevado no mês passado

indústria
Foto: Pixabay
-Publicidade-

Um levantamento divulgado nesta terça-feira, 1º de setembro, mostra que a atividade industrial brasileira deu um salto em agosto diante da flexibilização das restrições adotadas devido à pandemia.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), medido pelo grupo britânico IHS Markit, saltou para 64,7 em agosto, ante 58,2 em julho. O nível é recorde tanto para o volume de produção quanto para a demanda.

Leia mais: ”Estamos decolando em V’, afirma Guedes após anúncio do PIB”

Após recordes de baixa em abril e maio, o índice está acima de 50 — marca que separa crescimento de contração — pelo terceiro mês consecutivo.

“O setor industrial do Brasil continuou a se recuperar rapidamente do vácuo de produção que foi aberto quando a pandemia da covid-19 se estabeleceu”, disse Paul Smith, diretor de economia do IHS Markit.

Segundo a agência Reuters, o crescimento foi impulsionado pelo mercado interno, já que novos pedidos para exportação sofreram contração pelo 12º mês consecutivo.

O aumento total nos novos pedidos patrocinou a criação de postos de trabalho novamente e no ritmo mais forte em dez anos e meio.

Otimismo

O nível de otimismo em relação aos próximos 12 meses permaneceu elevado em agosto, com a maioria das empresas esperando aumento na atividade em comparação com os níveis atuais.

As empresas preveem que as vendas continuarão em trajetória positiva, diante da recuperação dos impactos da pandemia.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site