Banco Central eleva projeção para inflação pela 26ª semana consecutiva

Relatório de Mercado Focus foi divulgado nesta segunda-feira, 4; nova estimativa projeta 8,51% para 2021
-Publicidade-
As previsões sobre a taxa básica de juros e o Produto Interno Bruto se mantiveram estáveis | Foto: Steve Buissine/Pixabay
As previsões sobre a taxa básica de juros e o Produto Interno Bruto se mantiveram estáveis | Foto: Steve Buissine/Pixabay | igp-m, agosto, fgv, inflação do aluguel, inflação

O Relatório de Mercado Focus divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira, 4, elevou a projeção sobre a inflação do país de 8,45% (na semana passada) para 8,51% em 2021. É o 26º aumento consecutivo feito pelo mercado sobre a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

Os analistas avaliam que vários fatores estão influenciando o aumento da inflação, entre eles as discussões sobre os cortes de estímulos financeiros pelo Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês, equivalente ao Banco Central dos Estados Unidos) e a pressão inflacionária nos países da Europa.

A previsão sobre o Produto Interno Bruto brasileiro ficou estacionada em 5,04% para este ano. Para 2022, continua em 1,57%.

-Publicidade-

A Selic, principal ferramenta da autoridade monetária de controle inflacionário, deve terminar o ano em 8,25%. É esperado ainda que a taxa básica de juros alcance 8,50% em 2022.

Os números do Boletim Focus do BC reúnem a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.

Leia também: “Silva e Luna: ‘Nenhum de nós gostaria de voltar a ver a Petrobras em apuros financeiros’”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.