BCE afirma que ajuda a países não será ilimitada

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, colocou um limite na ajuda que a organização pode dar aos países da zona do euro em razão da crise do coronavírus.
-Publicidade-
Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha
Foto: Kiefer/Flickr
Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha Foto: Kiefer/Flickr | Sede do BCE

De acordo com Christine Lagarde, empréstimos diretamente aos governos serão proibidos e que haverá um limite para a compra de dívida

Sede do BCE
Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha
Foto: Kiefer/Flickr

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, colocou um limite na ajuda que a organização pode dar aos países da zona do euro em razão da crise do coronavírus. Ela afirmou que serão ilegais empréstimos diretamente aos governos e que será difícil distribuir dinheiro à população.

-Publicidade-

O BCE pretende comprar 1,1 trilhão de euros em títulos, principalmente soberanos, para garantir crédito barato em meio à pandemia. Lagarde afirmou que mais pode ser feito, caso seja necessário.

Ela ainda destacou que haverá um limite na compra de dívidas de governos e que não vai seguir o exemplo do Banco da Inglaterra (O Banco Central do Reino Unido) que está emprestando dinheiro para o próprio governo.

“Os Tratados foram entendidos como significando que a compra no mercado primário de dívida pública, ou seja, o financiamento direto dos governos, minará a capacidade desse objetivo de incentivar a política orçamentária disciplinada”, afirmou Christine Lagarde em carta para um membro do Parlamento Europeu, segundo o G1.

O BCE tem sido uma importante fonte de estímulos para as economias do continente durante a crise do coronavírus. Uma proposta dos países membros de usar o orçamento de forma conjunta para o enfrentamento da pandemia ainda está sendo analisada.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.