-Publicidade-

Boletim Focus: mercado reduz estimativa para o crescimento do PIB

Analistas consultados pelo Banco Central mantiveram a estimativa da inflação para este ano em 4,81%
Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, a economia brasileira deve crescer 3,17% em 2021
Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, a economia brasileira deve crescer 3,17% em 2021 | Foto: Divulgação/Flickr

Os analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram levemente a projeção de crescimento da economia brasileira para este ano e o próximo. É o que mostra a edição desta segunda-feira, 5, do Boletim Focus.

Leia mais: “Presidente do Banco Central diz estar ‘100% alinhado’ com Paulo Guedes”

Para os economistas ouvidos pelo BC, o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2021 terá um avanço de 3,17% — na semana passada, a estimativa era de 3,18%. Para 2022, o mercado projeta um crescimento de 2,33% (ante 2,34% da semana anterior).

Em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — a inflação oficial do país —, os analistas consultados pelo BC mantiveram a estimativa para este ano em 4,81%. Com isso, a projeção para o índice segue acima do centro da meta estipulado pelo governo, de 3,75%. Pelo sistema de metas, não haverá descumprimento caso a inflação fique entre 2,25% e 5,25%. Para o ano que vem, a projeção passou de 3,51% para 3,52%.

Leia também: “Os avanços silenciosos”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 53 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.