Boletim Focus: mercado sobe projeção de inflação para 8% em 2021

Em relação ao PIB, expectativa de crescimento foi reduzida de 5,15% para 5,04%
-Publicidade-
Mercado voltou a aumentar estimativa de inflação e diminuir a do PIB para 2021
Mercado voltou a aumentar estimativa de inflação e diminuir a do PIB para 2021 | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Segundo o Boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira, 13, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, deve fechar 2021 batendo nos 8%. A estimativa é feita por analistas de mais de 100 instituições financeiras consultados pelo BC.

Em relação à expectativa da semana passada, houve um aumento no indicador, que era de 7,58%. O centro da meta de inflação é de 3,75% e, pelo sistema vigente no país, ela será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. A expectativa do mercado, portanto, é que o Brasil não consiga cumprir a meta.

Leia mais: “A inflação é um fenômeno global, diz secretário”

-Publicidade-

Para 2022, o mercado também elevou suas projeções de inflação — de 3,98% para 4,03%. No ano que vem, a meta central de inflação será de 3,5% e ela será oficialmente cumprida se ficar entre 2% e 5%.

Leia também: “Inflação tem maior alta para agosto em mais de 20 anos, mostra IBGE”

Em relação ao Produto Interno Bruto, os economistas ouvidos pelo BC reduziram a estimativa de crescimento do país de 5,15% para 5,04%. Já para o ano que vem, a projeção é um avanço de 1,72% — ante 1,93% estimado na semana passada.

Leia também: “Carta de Bolsonaro ‘colocou tudo de volta aos trilhos’, diz Guedes”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Esse boletim Focus tem as digitais do mercado financeiro que fez a carta contra o Bolsonaro. Não estou dizendo que não está correto, só estou dizendo que está estranho, sem credibilidade, parece que estão querendo induzir o Banco Central a aumentar juros.

    1. Eu acho um desserviço a Nação esse tipo de pesquisa que faz o BC. Fazer pesquisa com que tem interesse no resultado é pedir pra ser enganado. Banco Central não deveria divulgar projeção de inflação, nem pra cima nem pra baixo. Dá a impressão de profecia que todo mundo se esforça que aconteça, principalmente para aumento de juros.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.