Bolsa de Moscou reabre em alta depois de um mês de paralisação

Mercado russo sobe 4,5%, e encara teste para a economia do país, em meio a tensões do conflito na Ucrânia
-Publicidade-
Bolsa de Moscou estava paralisada desde 25 de fevereiro em razão de crise ucraniana
Bolsa de Moscou estava paralisada desde 25 de fevereiro em razão de crise ucraniana | Foto: pixabay

A Bolsa de Moscou retomou suas atividades de forma parcial nesta quinta-feira, 24, depois de um mês de paralisação. O principal mercado russo, que havia suspendido as operações em razão do conflito na Ucrânia, voltou com alta de quase 4,5%.

O índice IMOEX chegou a subir mais de 12% logo no começo do dia, mas depois foi recuando até o patamar de 4,5%, em relação à abertura.

A operação desta quinta-feira em Moscou foi parcial, contando com apenas 33 ativos negociados numa janela de somente 4 horas e meia. Entre as ações negociadas, estavam as de gigantes russas como os bancos estatais Sberbank e VTB e as empresas de energia Rosneft e Gazprom.

-Publicidade-

O Banco Central russo promete anunciar novos parâmetros de funcionamento nos próximos dias, com previsão de aumento no número de ativos negociados.

As atividades da Bolsa de Moscou estavam paralisadas desde 25 de fevereiro, um dia depois da invasão da Ucrânia. Foi a mais longa interrupção desde o fim da União Soviética, em 1991.

O Banco Central russo resolveu interromper pontualmente as atividades da Bolsa logo após o anúncio das sanções internacionais ao país, por causa da invasão da Ucrânia. A medida foi uma maneira de proteger investidores locais em um momento de indefinição econômica.

A reabertura do mercado em Moscou será um importante teste para a economia da Rússia, em meio ao que a chefe do Banco Central, Elvira Nabiullina, chamou de “período de transformação estrutural em larga escala”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. O cara vem dando exemplo no comando junto com Paulo Guedes , pegou um país sucateado e hj. com dólar menos de 5 reais, tá bom não? aí vem um bolha de esquerda falando merda, sai fora adepto do Lula Ladrão…….

  2. Economia em queda livre, mas bolsa subindo 4,5%? Bem provável que a seleção dos ativos permitidos em negociação sejam apenas aquelas empresas que se beneficiaram com a saída de concorrentes do mercado russo. Ou seja, o índice está manipulado.

    1. Igualmente aqui, no Haiti sul-americano, tudo manipulado. Até os valores que são surrupiados dos trabalhadores. O corno assassino aparelhou as instituições.

      1. Chifrudo chamando os outros de corno assassino sem provas…nao meça os outros por sua regua, mortadela lambe saco de corrupto

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.