Brasil tem saldo positivo de 159 mil vagas de emprego em outubro

Os números do Caged foram divulgados nesta terça-feira, 29
-Publicidade-
Segundo o Ministério do Trabalho, o Brasil chega a um recorde de quase 43 milhões de empregos com carteira assinada | Foto: Agência Brasil
Segundo o Ministério do Trabalho, o Brasil chega a um recorde de quase 43 milhões de empregos com carteira assinada | Foto: Agência Brasil

O Brasil registrou um saldo positivo de 159 mil vagas de emprego formal em outubro, de acordo com o Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira, 29, pelo Ministério do Trabalho e Previdência. De acordo com o ministro José Carlos de Oliveira, com os dados de outubro, o Brasil chega a um recorde de quase 43 milhões de empregos com carteira assinada.

Assim como em setembro, o resultado positivo foi observado em todo o país e em todos os setores da economia, como tem ocorrido nos últimos dados do Caged. A geração de empregos foi percebida em 26 unidades da Federação.

Em São Paulo, foram mais de 60 mil novos postos em outubro (+0,46%), com destaque para serviços (+37 mil vagas) e comércio (+14 mil). Rio Grande do Sul (+0,52%) e Paraná (+0,36%) ocupam o segundo e o terceiro lugares da lista de saldo positivo. Do ponto de vista regional, o destaque foi a Região Sudeste, com quase 81 mil novos postos de trabalho.

-Publicidade-

Considerando os setores da economia, o melhor desempenho foi do setor de serviços, com geração, em outubro, de mais de 91 mil vagas formais. No comércio, foram 49 mil novos postos de trabalho. A indústria e a construção civil seguiram crescendo, porém, com número menor de vagas — quase 15 mil e 5 mil postos de trabalho, respectivamente. Somente a agropecuária registrou saldo negativo, perdendo 1,4 mil postos de trabalho formais no mês.

Até outubro, o saldo acumulado de empregos é de 2,3 milhões, decorrente de 19,4 milhões de admissões e 17,1 milhões de desligamentos. O setor da construção civil foi o destaque, com um crescimento de mais de 12,5% no estoque de empregos formais.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.