-Publicidade-

Com alta da gasolina, inflação alcança maior índice para fevereiro em 5 anos

No mês passado, alta foi de 0,86%; no acumulado dos últimos 12 meses, taxa é de 5,2%
Gasolina subiu mais de 7% em fevereiro
Gasolina subiu mais de 7% em fevereiro | Foto: Pedro França/Agência Senado

Considerado a inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,86% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da maior taxa para o mês desde 2016. Em janeiro, o IPCA registrou alta de 0,25%.

Leia mais: “Em 9ª alta seguida, mercado projeta inflação de quase 4% em 2021”

O índice foi puxado, principalmente, pela alta da gasolina, que subiu 7,1% no período. O aumento foi responsável por 42% da inflação de fevereiro. Também tiveram forte alta os preços do etanol (8,06%), do óleo diesel (5,4%) e do gás veicular (0,69%). Nos últimos nove meses, os combustíveis acumulam alta de 28,44%.

No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação é de 5,2% — índice superior aos 4,56% no acumulado até janeiro. Neste ano, a alta chega a 1,11% até aqui.

Leia também: “Mercado financeiro eleva expectativa de inflação para 3,60% em 2021”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.