Confiança do consumidor atinge maior índice desde novembro de 2020, informa FGV

Indicador subiu 4,7 pontos de maio para junho de 2021
-Publicidade-
Consumidor brasileiro está mais confiante
Consumidor brasileiro está mais confiante | Foto: Reprodução/Pixabay

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), avaliado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 4,7 pontos em junho, para 80,9 pontos. Trata-se do maior resultado desde novembro de 2020 — 81,7 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 4,2 pontos após seis meses consecutivos de queda.

Índice de Situação Atual

Responsável por medir a confiança no presente, o Índice de Situação Atual subiu 2,9 pontos, alcançando 71,6 pontos. De acordo com a FGV, o componente que mede a percepção dos consumidores em relação à situação econômica geral foi o que mais contribuiu para a alta.

-Publicidade-

Índice de Expectativas

O Índice de Expectativas, por sua vez, que mede a percepção dos consumidores sobre o futuro, cresceu 5,9 pontos e atingiu 88,3 pontos, com destaque para a alta do componente que registra o ímpeto de compras para os próximos meses.

Consumidor confiante

“A confiança dos consumidores segue trajetória de recuperação pelo terceiro mês consecutivo”, disse a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt. “Pela primeira vez desde julho do ano passado, a intenção de compra de bens duráveis avança de forma mais expressiva, o que parece estar relacionado a mais otimismo em relação ao mercado de trabalho nos próximos meses, ainda que existam diferenças entre as faixas de renda.”

Leia também: “Banco Central eleva a estimativa de crescimento do PIB brasileiro”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.