Confiança empresarial sobe em maio, aponta FGV

Medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança Empresarial (ICE) teve uma alta de 9,8 pontos em maio, para 65,5 pontos
-Publicidade-
Foto: Ahmad Ardity/ Pixabay
Foto: Ahmad Ardity/ Pixabay | FGV - ICE - alta - maio

Alta em comparação aos dois meses anteriores foi de 9,8 pontos; índice atual recuperou apenas 24% do valor da queda em meio à crise

FGV - ICE - alta - maio
Foto: Ahmad Ardity/ Pixabay

Medido pela Fundação Getulio Vargas, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) teve uma alta de 9,8 pontos em maio, para 65,5 pontos. Com isso, recuperaram-se 24% da queda que aconteceu no último bimestre.

-Publicidade-

“O nível da confiança empresarial em maio é ainda tão baixo em termos históricos que fica difícil fugir à leitura de que a alta no mês consistiu em uma acomodação após o baque do bimestre março-abril. O alívio veio pelo lado das expectativas, que passam a sinalizar meses menos piores à frente. Ainda que a tendência de alta se mantenha, com o ambiente de negócios distante da normalidade e a incerteza econômica persistentemente elevada, os indicadores de confiança tendem a continuar baixos por algum tempo”, disse Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas do Instituto de Economia Brasileira da FGV.

Veja também: “País terá pior década de crescimento em 100 anos”

Entra no cálculo do índice a consolidação de levantamentos de sondagens empresariais de quatro setores: indústria, serviços, comércio e construção.

A confiança medida nos quatro segmentos que formam o ICE subiu no último mês. A revisão das expectativas e a acomodação da situação atual, com exceção do setor da construção, explicam o resultado. Se levado em conta o trimestre, porém, o recuo da confiança empresarial continua.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site