Na madrugada desta terça-feira, 12, veio à tona mais um e-mail envolvendo a fraude contábil na Americanas e o seu processo de recuperação judicial.
O site Metrópoles noticiou que teve acesso a um e-mail de Eduardo Saggioro, presidente do Conselho de Administração, de 5 de maio de 2022, no qual se demonstra a participação de Carlos Alberto Sicupira na gestão da empresa.
Fique por dentro: “Sócio da 123milhas pede desculpa por calote”
Na mensagem em questão tratava do Programa de Antecipação de Fornecedores (PAF). O e-mail foi enviado para Sicupira, Miguel Gutierrez, ex-CEO da empresa, e os ex-diretores Anna Saicala, Márcio Cruz e José Thimotheo de Barros
O PAF permitia aos fornecedores antecipar pagamento de vendas feitas a prazo, sob desconto no valor a ser recebido. Nesse formato, a empresa financiava a operação, com caixa próprio ou com empréstimo de bancos.
Leia também: “Oposição vai pedir quebra de sigilo de Gonçalves Dias e perícia”
No e-mail, consta necessidade de encontrar uma maneira otimizada para contabilizar o PAF e também a melhor forma de comunicá-lo, para que as alterações não fossem entendidas como piora da estrutura de capital da companhia.
A estrutura de capital faz referência a como a empresa utiliza os diferentes recursos para financiar suas operações.
Apesar de demonstrar a extensão da atuação de Sicupira na condução da companhia, o documento não apresenta qualquer proposta ou sugestão de fraude.
Saiba mais: “ONG da Amazônia gasta R$ 13 milhões só com funcionários”
Fraude na Americanas
Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o atual CEO da Americanas, Leonardo Coelho Pereira, afirmou que a fraude contábil da Americanas é responsabilidade exclusiva da antiga diretoria da empresa. De acordo com Pereira, o Conselho de Administração e os acionistas de referência — Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira — não estavam a par do problema.
Na segunda-feira 11, a defesa da Americanas declarou ter entregue documentos que, segundo a companhia, comprovariam que Miguel Gutierrez escondeu a situação contábil da empresa dos donos.
Mantenha-se informado: “Fábrica dos chocolates Pan promove leilão de diversos bens”
Tem de pegar a tríade do Sucupira e cobrar os lucros que eles levaram e o prejuízos dos investidores na Bolsa!!