-Publicidade-

Em 9ª alta seguida, mercado projeta inflação de quase 4% em 2021

Boletim Focus, do Banco Central, reduz estimativa de crescimento do PIB de 3,29% para 3,26%
Projeção para inflação neste ano está acima do centro da meta
Projeção para inflação neste ano está acima do centro da meta | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pela 9ª semana consecutiva, os economistas consultados pelo Banco Central (BC) aumentaram a estimativa de inflação para 2021. De acordo com o relatório do Boletim Focus, do BC, divulgado nesta segunda-feira, 8, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) saltou de 3,87% para 3,98% — acima do centro da meta, de 3,75%.

Leia mais: “Bolsonaro sanciona autonomia do Banco Central”

Em relação a 2022, o relatório aponta uma desaceleração da alta, para 3,5%, o mesmo índice projetado na semana passada para o ano que vem.

Já a perspectiva dos economistas ouvidos pelo BC para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022 sofreu uma pequena redução, com projeção de crescimento de 3,26% (ante 3,29% da última semana). Há um mês, a estimativa era uma alta de 3,47%.

Os analistas projetam avanço de 2,48% para a economia do país em 2022  — uma leve oscilação negativa em comparação com a estimativa da semana anterior, de 2,5%.

Leia também: “Contas públicas alcançam superávit recorde de R$ 58 bi para meses de janeiro”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.