-Publicidade-

Em carta, economistas defendem medidas de combate à pandemia

Manifesto é assinado por centenas de representantes do mercado financeiro
Centro de Porto Alegre em 22/3/2021 | Foto: José Carlos Daves/FuturaPress/Estadão Conteúdo
Centro de Porto Alegre em 22/3/2021 | Foto: José Carlos Daves/FuturaPress/Estadão Conteúdo

Um grupo de economistas assinou uma carta aberta em que pede medidas efetivas de combate à pandemia. O manifesto, que será enviado aos líderes dos três Poderes, classifica a situação econômica e social como “desoladora”.

O documento afirma que “a saída definitiva da crise requer a vacinação em massa da população” e que o governo federal “subutiliza ou utiliza mal os recursos de que dispõe, inclusive por ignorar ou negligenciar a evidência científica no desenho das ações para lidar com a pandemia”.

Leia mais: “Guedes: ‘Foco tem de ser seguir com as reformas’”

O manifesto é assinado por centenas de economistas, como o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga e representantes do mercado financeiro, como o presidente do Credit Suisse, José Olympio Pereira, e o conselheiro do Itaú Unibanco Pedro Moreira Salles.

Eles defendem, enquanto a pandemia perdurar, a ideia de que “medidas que apoiem os mais vulneráveis, como o auxílio emergencial, se fazem necessárias”, além de ações de apoio às pequenas e médias empresas.

Na carta são sugeridas quatro medidas

  1. Acelerar o ritmo da vacinação
  2. Incentivar o uso de máscara tanto com distribuição gratuita quanto com orientação educativa
  3. Implementar medidas de distanciamento social no âmbito local com coordenação nacional
  4. Criar mecanismo de coordenação do combate à pandemia em âmbito nacional
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

22 comentários

  1. O que esperar dos financistas que mamaram na teta da sellic por 35 anos. Na realidade os grandes causadores da maior parte do déficit público.. tds se unindo pra voltarem a mamar na tetaz

  2. Esses ” ilustres ” sabem que no momento não existe vacina para todos . O que eles fazem pelos vulneráveis ? Mexer nos seus lucros, eles não querem . Estão fechando milhares de agências bancárias , contribuiindo para o quadro desolador do país .

  3. Estes são os economistas da seita fica em casa. Onde estão os economistas do trabalho gera riqueza? Esses economistas diplomados que só conhecem o que se passa no mundo dos escritórios decorados e climatizados deveriam, descendo do pedestal da arrogância, buscar o conhecimento no mundo real onde a liberdade e trabalho geram a riqueza de uma sociedade.

  4. Muito oportuno, nada sobre os governadores,nada sobre o STF(muito rabo preso). M.Nobrega deixou o MF com 80% de inflação ao mes, os outros que passaram pelo BC, so trabalharam com juros escorchantes para o combate a inflação. Srs. Recomponham-se. O que vcs fizeram para os mais pobres , somente
    lucraram na iniciativa privada apos ocuparem posições no governo . Apontem algo que fizeram para o bem do pais . Precisaria de uma enciclopédia para citar quando governaram o que fizeram a não ser encher seus próprios bolsos. Vão dar conselhos para a Venezuela, Argentina. etc
    Vocês não serviram para nada a nao ser enriquecerem apos passarem pelos governos e dar conselhos que caso fossem bons, vocês não dariam, venderiam.

  5. Pois é, Pérsio. Nesse país tem muito
    oportunista. Tem um aí que nos deixou
    uma inflação de 80% ( ao mês!!!) e se
    sente no direito de dar pitacos !

  6. A carta é uma ofensa ao povo brasileiro. Os ditos economistas mostram falta de caráter, pois deveriam apontar quais governadores e prefeitos que não estão combatendo a pandemia. Os economistas são a favor de ditadura onde apenas uma pessoa governa, sem precisar de governadores e prefeitos. Essas medidas apontadas não estão sendo definidas pelos governadores e prefeitos? Vão pegar coquinho que é melhor.

  7. Muito curiosa essa manifestação de economistas do mercado financeiro, eivada de reprimendas ao governo federal e limpinha de críticas aos governadores e prefeitos. “Ahn, o governo está empregando mal seus recursos”. – “Ahn, o governo tem que coordenar o combate à pandemia” … Nenhuma palavra sobre os supremos ministros, o tratamento precoce e 0 (zero) queixas sobre lockdowns e a produção indo pro brejo.
    Essa manifestação tem um jeitão inconfesso de gente fina, elegante, mas não tão sincera do Partido Novo.

  8. Muito fácil, essa turminha criada com leite em pó e ovomaltine, turma de pilantras e oportunistas. Detonaram o País e agora vem postando recadinhos? Podem pegar no cabo da enxada e trabalhar e a vaquinha vai secar o leite. Que moral esse Mailson de tal tem ? Tem o título de rei da inflação.

  9. Mas que matéria Besta ein? Primeiramente não saiu primeiramente na Revista Oeste!!!! (Atenção Navarro!!!!) Segundo, saiu primeiro no Bestadão . Que publicou ONTEM!!!!! uma notícia, segundo a qual, cerca de 500 banqueiros e economistas fazem uma carta dura contra o governo etc.. bla bla bla!!!! Fui ler quem assinou e conferi a canalhice: Roberto Setúbal e Walter Moreira Salles que sempre trabalharam para eleger a esquerdista Marina Silva a mando de George Soros, o comunista que quer mandar no mundo! E outros boçais como Elena Landau, Ministros da Economia ou da Fazenda de Lula e de FHC, Casa das Garças, ou seja, GENTE DA ALA PROGRESSISTA DA POLÍTICA BRASILEIRA QUE QUER VOLTAR A MAMAR DINHEIRO PÚBLICO!!!!!!! TODOS A MANDO DE E GERENCIANDO OS NEGÓCIOS DE GEORGE SOROS no país!!!! O articulista não critica os assinantes da famigerada carta, que isentaram os Governadores dos Estados que roubaram o dinheiro enviado pelo Governo Federal , nem a ingerência do STF que sabota as atitudes do Governo Federal!!!!! Que GENTALHA!!!!!!!

  10. Vamos manifestar o óbvi, reclamar de barriga cheia, e achar que estamos na Suíça. Desses que assinam a carta, quantos residem somente no Brasil? Gostaria de saber…

  11. ECONOMISTAS…
    Também me formei em economia, mas é muita petulância destes que assinaram. É sempre os mesmos que fazem esse tipo de recomendação.
    Primeiramente deveriam olhar para a população e pedir:
    – Tirar esse poder dos Governadores e Prefeitos “Genocidas”
    – Pressionar as Autoridades médicas, Anvisa, que hoje são outros “genocidas” a usar o protocolo da Invermectina, com Hidróxicloroquina, Azitromicia e Predhisona que hoje esta salvando os Brasileiros de ir para os Hospitas. Milhões de Brasileiros estão usando esses medicamentos baratos, e isso faz com que os hospitais não estão realmente fora de controle.
    – Depois que o Povo Brasileiro estiver curado, eles”Os economistas” poderiam querer puchar a “sardinha” para o seu lado.. SÃO UNS “sangue sugas”.
    São todos esquerdistas inveterados.

  12. Totalmente desnecessária essa carta de 500 pessoas! Muitas delas já sabemos que são opositores por serem opositores. Já estamos cansados dessas mesmas repetições dessas mesmas críticas. Se olhassem fora da bolha veriam que todos os países estão enfrentando problemas na vacinação. Como é possível que 500 cérebros que poderiam ajudar o país e os brasileiros só apresentaram abobrinhas. Que lástima!

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.